Imagem da receita

Nhoque de banana com couve rústica e farofinha de bacon

Um trio cheio de sabores que não briga entre si. Pelo contrário: eles funcionam muito bem juntos. Nesta versão, o molho dá lugar à farofinha de bacon e à couve, criando um fabuloso mix de texturas e sabores.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 bananas-da-terra
  • 3 fatias de bacon
  • 8 folhas de couve
  • ½ xícara (chá) de amido de milho
  • ¼ xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Enquanto isso, forre um prato com duas camadas de papel-toalha. Distribua as fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, sem encostar. Cubra com mais duas camadas de papel-toalha e leve ao micro-ondas por 2 minutos, em potência alta. Retire e verifique: se o bacon ainda não estiver dourado, leve para rodar por mais 30 segundos. Retire as folhas do prato para as fatias não grudarem no papel ao esfriar. Reserve.

3. Lave e seque as folhas de couve. Retire e despreze o talo central de cada folha. Rasgue com as mãos para formar pedaços médios, do tamanho de folhas de espinafre. Reserve.

4. Coloque as bananas com a casca numa assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos, até que a casca fique bem escura e o interior macio - espete com um garfo para verificar o ponto da banana (o tempo varia de acordo com a maturação). Retire do forno e reserve.

5. Quando o bacon esfriar, pique fininho com a faca ou soque no pilão, até formar uma farofa. (Você também pode usar essa farofinha em saladas, sopas e macarrão!)

6. Assim que as bananas esfriarem, corte cada uma ao meio e retire a polpa com uma colher. Transfira para uma panela média. Bata com o mixer, até formar um creme liso (se preferir, amasse com um garfo).

7. Numa tigela, misture o amido de milho com a água, até dissolver. Junte ao creme de banana e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 5 minutos, sem parar de mexer, até soltar do fundo. Tempere com sal e pimenta-do-reino, junte o queijo e misture bem.

8. Transfira a massa pronta para uma tigela e deixe esfriar até conseguir manusear. Com as mãos, retire uma porção e faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Corte essas cobrinhas na diagonal, a cada 2 cm, para formar os nhoques. Repita com toda a massa.

9. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e junte metade dos nhoques. Deixe dourar por cerca de 1 a 2 minutos de cada lado e transfira para um prato. Repita com a massa restante.

10. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite e refogue as folhas de couve até chamuscar levemente as bordas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Volte os nhoques para a frigideira, misture com a couve e transfira para dois pratos. Salpique cada porção de nhoque com a farofinha de bacon crocante e sirva a seguir.