Imagem da receita

Nhoque de grão-de-bico com molho de limão e sálvia

A massa é mais firme e o sabor mais marcante do que o nhoque de batata, por isso eles são menores. Ideia boa para variar a receita de sempre.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve4 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • óleo para untar a travessa

Modo de preparo

  1. Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com 3 xícaras (chá) de água. Cubra a tigela com um prato e deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas - o demolho diminui o tempo de cozimento. Se preferir, faça o demolho na noite anterior ao preparo.
  2. Escorra a água do grão-de-bico e transfira os grãos para a panela de pressão, junte 2 xícaras (chá) de água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
  3. Desligue o fogo. Importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Escorra a água e transfira os grãos para o processador. Junte a manteiga e bata até formar um purê liso.
  4. Transfira o purê para uma tigela, junte o ovo, 1 colher (chá) de sal e misture bem com uma espátula. Adicione a farinha de trigo aos poucos, misturando com a espátula até a massa começar a ficar mais consistente. Continue adicionando a farinha e amasse com as mãos até dar o ponto do nhoque – para verificar, limpe as mãos e modele uma bolinha: a massa não pode grudar.
  5. Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha, retire uma porção da massa e faça um rolinho de 1 cm de diâmetro; com uma espátula de padeiro (ou faca) fatie a cada 1 cm. Repita com o restante da massa, polvilhando a bancada com farinha.
  6. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Unte uma travessa grande com óleo. Assim que a água ferver, junte ½ colher (sopa) de sal e, com uma escumadeira, mergulhe uma porção de nhoque. Deixe cozinhar até subirem à superfície.
  7. Com a escumadeira, deixe escorrer bem a água e transfira os nhoques cozidos para a assadeira untada. Cozinhe o restante e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento – ela vai ser utilizada para preparar o molho.

PARA O MOLHO

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água do cozimento
  • 75 g de manteiga gelada
  • 3 ramos de sálvia
  • caldo de ½ limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 1 colher (chá) de manteiga e deixe derreter. Coloque quantos nhoques couberem na frigideira, sem amontoar – eles precisam ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado, transfira para uma travessa e repita com o restante, adicionando manteiga a cada leva.
  2. Abaixe o fogo, acrescente 1 colher (chá) de manteiga e as folhas de sálvia. Deixe por alguns segundos para perfumar. Desligue o fogo, junte o caldo de limão e ½ xícara (chá) da água do cozimento do nhoque. Acrescente 50 g da manteiga gelada em cubos e deixe derreter, fazendo movimentos circulares com a frigideira (se preferir um molho mais fluido, acrescente o restante da água do cozimento aos poucos). Tempere com sal e pimenta.
  3. Regue os nhoques dourados com o molho e sirva a seguir com lascas de parmesão.


Ganhe Tempo

Se preferir, utilize 2 latas de grão-de-bico cozido para agilizar o pré-preparo. Se você é expert em planejamento, pode usar 3 xícaras (chá) de grão-de-bico já cozido (se estiver congelado, basta mergulhar por alguns segundos em água corrente).