Imagem da receita

Nhoque de mandioquinha com molho à bolonhesa

É mandioquinha ou batata-baroa? Seja qual for o nome, este é o ingrediente-chave da receita. Depois de cozido, o nhoque recebe uma boa colherada de bolonhesa e umas lascas de parmesão, fica irresistível.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1,5 kg de mandioquinha (batata-baroa)
  • 2 gemas
  • 1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

1. Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos, até ficarem macias - espete com um garfo para verificar o ponto.

2. Transfira as mandioquinhas para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Sobre uma tigela, passe os pedaços, ainda quentes, por um espremedor de batatas e tempere com o sal.

3. Acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a mandioquinha - isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor. Adicione as gemas e amasse bem. Junte o restante da farinha aos poucos, até dar ponto. Para verificar o ponto da massa: com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos. A quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar - evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.

4. Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Passe cada nhoque pelos dentes de um garfo para formar ranhuras (se preferir, utilize uma tábua modeladora de nhoque) - elas ajudam o molho grudar na massa. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.

5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.

6. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

7. Sirva com molho à bolonhesa e lascas de queijo parmesão a gosto.

CONGELE O NHOQUE

Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.