Imagem da receita

Nhoque de semolina

Conhecido também como nhoque romano, esta preparação conquista pela textura e sabor da massa. Se você ainda não conhece, não perca mais tempo e faça agora mesmo!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve20 unidades


Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 ¼ xícara (chá) de semolina
  • 300 g de queijo parmesão ralado
  • 2 ovos para empanar
  • sal a gosto

Modo de preparo

1. Forre com filme o fundo e as laterais de uma assadeira retangular média. Reserve.

2. Numa panela média, coloque o leite, a manteiga, a semolina e o sal. Leve ao fogo alto e mexa até que a massa comece a desgrudar da panela.

3. Na assadeira com o filme, espalhe a massa de semolina com a ajuda de uma espátula. Cubra a superfície da massa com outra camada de filme e alise com as mãos. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até que a massa fique firme.

4. Retire da geladeira e corte em rodelas de cerca de 7 cm de diâmetro com um cortador redondo ou com a boca de um copo.

5. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).

6. Numa tigela, bata os ovos com um garfo.

7. Em pratos fundos diferentes, coloque a farinha de trigo, os ovos batidos e o queijo parmesão. Empane uma rodela de nhoque na farinha e retire o excesso, batendo com a mão. Mergulhe-a nos ovos e escorra bem. Por último, coloque a rodela no prato com o queijo ralado. Repita a operação com todas as rodelas.

8. Numa assadeira antiaderente, distribua as rodelas e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 10 minutos ou até que a superfície do nhoque comece a dourar. Retire do forno e sirva com o molho de sua preferência ou com manteiga derretida.
Sugestão de
cardápio