Imagem da receita

Omelete rústica

Com poucos ingredientes à mão, é possível fazer uma refeição saudável e saborosa. Nesta versão, a omelete fica úmida por dentro e douradinha por fora.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 ½ colher (chá) de manteiga
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma outra tigela - se um estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Com um garfo, bata apenas para misturar as claras com as gemas.

2. Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo baixo (nós utilizamos uma de 20 cm de diâmetro). Quando aquecer, adicione 1 colher (chá) de manteiga e deixe derreter - faça um movimento circular com a frigideira para espalhar a manteiga por todo o fundo.

3. Junte a mistura de ovos. À medida que as beiradas começarem a cozinhar, empurre-as para o centro da frigideira; não se assuste, ela vai ficar toda enrugada mesmo. Com este processo, a parte que ainda está líquida escorre para a borda e cozinha rapidamente - o resultado é uma omelete mais úmida. Repita até que não escorra mais, por cerca de 1 minuto.

4. Quando a omelete já estiver cozida (as beiradas desgrudam das laterais, mas o centro ainda está úmido), dobre na metade. Adicione ½ colher (chá) de manteiga e, com a ajuda de uma espátula, deixe escorrer para baixo da omelete. Desta maneira, o lado em contato com a frigideira ganha uma tonalidade dourada. Deixe por cerca de 1 minuto.

5. Para servir, segure a frigideira pelo cabo e vire a omelete sobre o prato. Acompanhe com uma refrescante salada de folhas e tomate assado.