Imagem da receita

Ovinhos de chocolate

Estes ovinhos de chocolate são muito fofos. Depois de prontos, arrume-os na própria embalagem dos ovos. Uma ótima dica de presente de Páscoa!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções

PARA A GANACHE

Ingredientes

  • 350 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
  • 1 caixa de creme de leite (200 g)
  • 1 colher (sopa) de conhaque ou rum (opcional)

Modo de preparo

  1. Separe 1 saco de confeiteiro grande e 8 etiquetas branca.
  2. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio para ferver - ela vai servir de base para o banho-maria.
  3. Pique o chocolate e transfira para uma tigela de vidro refratário - se você não tiver uma balança, essa quantidade equivale a cerca de 2 ½ xícaras (chá) de chocolate picado em pequenos pedaços.
  4. Encaixe a tigela com o chocolate sobre a panela e diminua o fogo. Mexa de vez em quando com uma espátula até derreter - a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate.
  5. Retire a tigela do banho-maria e acrescente o creme de leite. Junte o conhaque (opcional) e misture bem até ficar liso.
  6. Coloque o saco de confeitar dentro de uma jarrinha e dobre a boca para fora como se fosse uma gola. Transfira a ganache para o saco de confeitar, desvire a boca e torça bem o saco logo acima da ganache.
  7. Para preencher as cascas: segure o saco de confeitar com uma das mãos, corte a pontinha do bico e posicione no buraco da casquinha; aperte delicadamente para preencher todo o interior com a ganache. Repita com todas as cascas vazias.
  8. Cole uma etiqueta pequena branca sobre o buraco de cada ovo para fechar. Leve para a geladeira e deixe firmar por pelo menos 2 horas.
  9. Assim que estiverem firmes, retire os ovos recheados da geladeira. Vire cada um para deixar a ponta voltada para cima e arrume numa cesta para presentear (ou na própria caixinha).

 

Obs.: na hora de consumir, bata delicadamente as costas de uma colher no ovo até rachar, puxe e descarte as casquinhas.

PARA AS CASCAS

Ingredientes

  • 8 ovos brancos

Modo de preparo

  1. Separe um martelo, um prego e uma tesoura pequena.
  2. Preaqueça forno a 180ºC (temperatura média).
  3. Disponha os ovos na própria embalagem com a base voltada para cima. Apoie a ponta de um prego no centro da base do ovo e bata delicadamente com um martelo para furar - é importante perfurar a casca e a película do ovo. Com a ponta de uma tesourinha corte a partir do furo para abrir um buraco de cerca de 1 cm de diâmetro. Repita com todos os ovos.
  4. Sobre uma tigela, vire e chacoalhe delicadamente cada ovo para retirar a clara e a gema, passando por uma peneira - assim você evita qualquer pedacinho de casca e pode reservar os ovos na geladeira para uma próxima receita.
  5. Preencha uma tigela com água e mergulhe delicadamente as cascas vazias para lavar a parte de dentro. Escorra a água e lave novamente cada uma (por dentro e por fora) sob água corrente.
  6. Escorra bem a água de dentro de cada casca e transfira para uma assadeira. Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos para secar - isso também elimina o cheiro de ovo e qualquer risco de contaminação. Retire a assadeira do forno e deixe em temperatura ambiente até esfriar.

 

Sugestão de
cardápio