Ovinhos de chocolate com ganache de limão siciliano

Para presentear na Páscoa ou servir no café da tarde, estes ovinhos recheados com ganache de limão siciliano são um sucesso. Quer ele o ano inteiro? É só preparar a mesma receita usando uma fôrma de bombom!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve54 unidades

PARA AS CASQUINHAS DE CHOCOLATE

Ingredientes

  • 300 g de chocolate ao leite
  • 3 fôrmas para mini ovos de Páscoa (com 18 cavidades cada)
  • 6 barrinhas de qualquer material 1cm x 30cm (isopor, ripa, cantoneira)

Modo de preparo

1. Forre o fundo de 3 assadeiras com papel manteiga. Coloque duas barrinhas de apoio com espaçamento do tamanho da fôrma de ovinhos em cada uma das assadeiras - elas vão servir de apoio para as fôrmas.

2. Leve uma panela média com água ao fogo médio para ferver - ela vai servir de base para o banho-maria

3. Pique grosseiramente o chocolate e transfira para uma tigela de vidro refratário grande. Encaixe a tigela sobre a panela e abaixe o fogo - a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Mexa de vez em quando com uma espátula até todo o chocolate derreter.

4. Para fazer a temperagem do chocolate: despeje ⅔ do chocolate derretido na bancada de pedra; com a espátula, espalhe o chocolate na bancada fazendo movimentos constantes e rápidos - assim o chocolate esfria por igual.

5. Volte o chocolate para a tigela de vidro refratário e misture bem. Com um termômetro culinário, meça a temperatura do chocolate: ela deve atingir 29 ºC e o chocolate está pronto para ser usado. Se ainda estiver quente, volte ⅔ de chocolate para a bancada de pedra e repita o passo 4 para esfriar um pouco mais. Se o chocolate estiver muito frio (inferior a 29 ºC), volte a tigela para o banho-maria por alguns segundos, sempre mexendo.

6. Para verificar se a temperagem deu certo mergulhe a ponta de uma faca no chocolate, retire e deixe secar: o chocolate deve endurecer, sem manchas e brilhante.

7. Despeje o chocolate temperado na fôrma de ovinhos até completar todas as cavidades e bata delicadamente contra a bancada para eliminar possíveis bolhas de ar - assim os ovinhos ficam lisos quando desenformados.

8. Vire a fôrma de ponta-cabeça sobre a tigela de vidro para retirar o excesso - assim as casquinhas ficam bem finas. Com uma espátula, raspe a superfície da fôrma para retirar o excesso de chocolate.

9. Disponha a fôrma sobre os apoios na assadeira, com as cavidades para baixo, e leve para a geladeira por cerca de 10 minutos até endurecer. Repita com as outras fôrmas, fazendo uma de cada vez para não correr o risco do chocolate endurecer fora da geladeira.

PARA A GANACHE E RECHEAR OS OVINHOS

Ingredientes

  • 150 g de chocolate ao leite
  • 50 g de chocolate amargo (55% cacau)
  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • caldo e raspas de 1 limão siciliano

Modo de preparo

1. Pique grosseiramente o chocolate e transfira para uma tigela média de vidro refratário.

2. Numa panela pequena coloque o creme de leite, o mel o caldo e as raspas do limão siciliano e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, despeje sobre o chocolate, passando por uma peneira. Misture bem com uma espátula até ficar liso - o calor do creme de leite é suficiente para derreter o chocolate. Reserve.

PARA RECHEAR OS OVINHOS

1. Com o termômetro culinário meça a temperatura da ganache: ela deve estar abaixo de 30 ºC, caso contrário a casquinha de chocolate dos ovinhos pode derreter. Transfira a ganache para um saco de confeitar.

2. Para rechear os ovinhos: retire as fôrmas da geladeira; segure o saco de confeitar com uma das mãos e corte a pontinha do bico; pressione delicadamente o saco para preencher as cavidades dos ovinhos - cuidado para não ultrapassar a altura, deixe sobrar cerca de 0,3 mm da borda para fechar os ovinhos.

3. Deixe os ovinhos recheados em temperatura ambiente por cerca de 40 minutos fora da geladeira - assim a ganache endurece e fica mais fácil para fechar os ovinhos.

4. Para fechar os ovinhos: faça a temperagem do chocolate que sobrou na tigela; segure uma fôrma sobre a tigela com chocolate; com uma concha, despeje o chocolate temperado em uma das pontas da fôrma e espalhe com uma espátula para cobrir todos os ovinhos; raspe toda a superfície da fôrma para retirar o excesso de chocolate. Repita com as outras fôrmas.

5. Leve as fôrmas para a geladeira por cerca de 30 minutos ou até os ovinhos desgrudarem da fôrma. Para desenformar: vire as fôrmas sobre um pedaço de papel manteiga e bata delicadamente para caírem. Deixe os ovinhos em temperatura ambiente por 30 min antes de embalar ou servir.

OBS: a quantidade de chocolate solicitada para fazer as casquinhas sempre será um pouco maior que o necessário - esse excesso é necessário para realizar a temperagem e preenchimento das fôrmas de maneira adequada.