Imagem da receita

Ovo de Páscoa meio amargo com frutas secas

O clássico ovo de Páscoa ganha novos ares quando recheado com frutas secas como damasco, nozes e cranberry.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve3 ovos de páscoa de 250 g


Ingredientes

  • 1 kg de chocolate meio amargo
  • ¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • ¼ de xícara (chá) de nozes cortadas em quartos
  • ¼ de xícara (chá) de amêndoas inteiras
  • ¼ de xícara (chá) de damascos picados
  • ¼ de xícara (chá) de cranberry picado

Modo de preparo

  1. Separe 3 fôrmas para ovo de páscoa de 250 g e 6 barrinhas de qualquer material 1cm x 30cm (isopor, ripa, cantoneira).
  2. Forre o fundo de uma assadeira grande com papel manteiga. Coloque as 2 barrinhas de apoio com espaçamento do tamanho da fôrma de ovo - elas vão servir de apoio.
  3. Leve uma panela média com um pouco de água ao fogo médio para ferver - ela vai servir de base para o banho-maria.
  4. Pique grosseiramente o chocolate e transfira para uma tigela de vidro grande. Encaixe a tigela na panela e abaixe o fogo; mexa de vez em quando com uma espátula até derreter completamente - a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate.
  5. Retire a tigela do banho-maria e enxugue bem - o chocolate não pode entrar em contato com a água. Despeje ⅔ do chocolate derretido na bancada de pedra e espalhe com a espátula fazendo movimentos constantes e rápidos - assim o chocolate resfria por igual.
  6. Volte o chocolate resfriado para a tigela e misture bem. Com um termômetro culinário, meça a temperatura do chocolate: ela deve atingir 31 ºC, o chocolate está pronto para ser usado. Se ainda estiver quente, repita o passo 4. Caso tenha resfriado demais, volte a tigela para o banho-maria por alguns segundos.
  7. Para verificar se a temperagem deu certo mergulhe a ponta de uma faca no chocolate, retire e deixe secar: o chocolate deve endurecer, sem manchas e com brilho.
  8. Despeje o chocolate temperado nas fôrmas de ovo até completar todas as cavidades e bata delicadamente contra a bancada para eliminar possíveis bolhas de ar - assim o ovo fica lisinho quando desenformado.
  9. Vire as fôrmas sobre a tigela para retirar o excesso - assim a camada fica bem fina.
  10. Raspe toda a superfície das fôrmas com a espátula para retirar o excesso de chocolate.
  11. Coloque as fôrmas, com as cavidades para baixo, sobre os apoios na assadeira e leve à geladeira por 20 minutos até endurecer.
  12. Retire as fôrmas da geladeira e repita o processo para fazer uma segunda camada de chocolate (passos 7 a 10).
  13. Coloque as fôrmas, com as cavidades para baixo, sobre os apoios na assadeira e reserve por 3 minutos fora da geladeira - para colocar as frutas secas, o chocolate deve estar mole, mas não escorrendo. Vire a fôrma com a cavidade para cima e distribua as frutas secas, pressionando cada uma levemente com os dedos para fixar.
  14. Volte as formas à geladeira, com as cavidades viradas para cima, por mais 20 minutos ou até que o ovo se solte da fôrma.
  15. Para desenformar: retire as fôrmas da geladeira e vire sobre um pedaço de papel manteiga na bancada. Deixe os ovos em temperatura ambiente por 30 minutos antes de embalar ou servir.

 

Obs.: a quantidade de chocolate solicitada para fazer as casquinhas sempre será um pouco maior que o necessário - esse excesso é necessário para realizar a temperagem e preenchimento das fôrmas de maneira adequada.


VEJA COMO TEMPERAR CHOCOLATE PARA FAZER OVO DE PÁSCOA:



Sugestão de
cardápio