Imagem da receita

Ovos à fiorentina (com espinafre)

O refogado de espinafre, coroado por um ovo frito com a gema bem molinha faz dos Ovos à fiorentina um clássico da cozinha caseira. Irresistível!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 maço de espinafre
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Separe as folhas dos talos do espinafre. Os talos podem ser picados e usados para outra preparação, como um refogado. Lave as folhas em água corrente e em seguida deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 15 minutos. Retire as folhas da água com cuidado, para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela.

2. Numa frigideira grande, de preferência antiaderente, derreta 1 colher (sopa) de manteiga em fogo médio e junte o espinafre, mexendo por cerca de 5 minutos, para que as folhas cozinhem por igual. O espinafre vai murchar e soltar água. Quando o líquido que tiver se formado evaporar, tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem, tampe para não esfriar e desligue o fogo.

3. Se quiser ovos bem redondinhos, faça um por vez. Caso contrário, quebre os 2 ovos numa tigela com cuidado para não furar as gemas.

4. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e, quando esquentar, derreta 1 colher (sopa) de manteiga. Transfira os ovos para a frigideira (com cuidado de novo para não quebrar as gemas!) e deixe fritar por cerca de 3 minutos, até a que a clara esteja cozida, mas a gema ainda mole.

5. Enquanto os ovos fritam, divida o espinafre em dois pratos. Separe os ovos com uma espátula e coloque cada um sobre uma das porções de espinafre. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e sirva imediatamente.
Sugestão de
cardápio