Imagem da receita

Ovos nevados

A receita é a tradicional, que mães brasileiras e francesas fazem de olhos fechados. Mas o truque que a Maguy Etlin traz de Paris deixa a sobremesa cheia de estilo. Ela polvilha lâminas de amêndoas torradas (que a gente acha no supermercado) e lavanda seca. Só experimentando essa maravilha para saber...


AutorMaguy Etlin

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 6 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 1 de fava de baunilha (opcional)

Modo de preparo

1. Numa panela grande, aqueça o leite sem deixar ferver.

2. Enquanto isso, separe as claras das gemas - quebre um ovo de cada vez, numa tigela, e separe a clara passando a gema de uma metade da casca para outra; nunca quebre diretamente na tigela da batedeira, pois, se um ovo não estiver fresco, você não perde a receita inteira.

3. Numa batedeira, bata as claras até começarem a ganhar consistência; junte 2 colheres (sopa) de açúcar e continue batendo até que fiquem brilhantes.

4. Com 2 colheres, forme quenelles - para fazer as quenelles, pegue uma colher em cada mão. Com uma colher, pegue clara em neve da batedeira e retire o conteúdo de uma colher com a outra, repetidas vezes sempre no sentido de baixo para cima. Assim o formato ovalado da colher vai ficando na clara em neve, o resultado são bolinhos ovalados de tamanho semelhantes.

5. Depois de fazer uma quenelle, coloque para cozinhar no leite por 10 segundos de cada lado. Com uma escumadeira, retire, deixe escorrer e transfira as "nuvens" de clara para um recipiente. Repita a operação com toda a clara.

6. Numa batedeira, bata as gemas com a essência de baunilha, o amido de milho e o açúcar restante até obter uma gemada pálida.

7. Com um medidor, meça ½ litro do leite utilizado, coe e coloque numa panela.

8. Aos poucos, para não talhar, junte o creme de gemas, batendo bem com um batedor de arame. Se estiver usando a baunilha, corte-a ao meio, no comprimento, raspe e junte as sementes.

9. Leve ao fogo bem baixo, ou em banho-maria, e mexa sem parar com o batedor de arame até engrossar.

10. Retire a panela do fogo e transfira para um recipiente com água e gelo para esfriar e cessar o cozimento (como se fosse um banho-maria ao contrário). Quando a calda amornar, regue sobre as claras. Cubra com filme e leve à geladeira até a hora de servir.
Sugestão de
cardápio