Imagem da receita

Paçoca de carne-seca

Na versão tradicional, a carne-seca é batida no pilão até formar uma paçoca. Na versão Panelinha, usamos o processador, para deixar mais prático. E para ficar mais saboroso, o refogado é com manteiga de garrafa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve4 porções


Ingredientes

  • 500 g de carne-seca
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
  • ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Corte a carne-seca em cubos de 7 cm – é o tamanho é ideal para dessalgar a carne. Coloque numa tigela e lave bem sob água corrente.
  2. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.
  3. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  4. Enquanto a carne cozinha, descasque e pique fino a cebola e o alho.
  5. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo, Espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se preferir, levante a válvula com um garfo para acelerar o processo). Escorra a água e descarte o excesso de gordura da carne. Transfira os cubos para o processador e bata no modo pulsar até ficar bem desfiada.
  6. Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, adicione a manteiga de garrafa, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal refogue por 2 minutos até murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  7. Acrescente a carne-seca e refogue por cerca de 10 minutos, até ficar bem dourada. Junte a farinha de mandioca torrada, aos poucos, mexendo por 2 minutos apenas para aquecer. Prove e, se necessário tempere com sal. Sirva a seguir, fica uma delícia com salada de pimentão.