Imagem da receita

Paillard de frango com espaguete de pupunha

Esta é uma combinação toda engraçadinha: parece macarrão, mas é pupunha. Parece filé grelhado, mas é paillard. Parece que é fácil. E é!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção

Para o Paillard

Ingredientes

  • 3 sassamis de frango (filezinho do peito de frango)
  • 1 ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Faça um paillard por vez: cubra a tábua com um pedaço de filme (ou um saquinho) e posicione o sassami sobre ela. Corte mais um pedaço de filme e coloque sobre o frango. Com a parte mais gordinha da palma da mão (ou com um batedor de carnes), bata e, ao mesmo tempo, empurre a carne do centro para as laterais. O objetivo é deixar o filé bem fininho. Mas tenha cuidado: se afinar demais, a carne pode romper. Repita com os outros sassamis.

2. Reserve os paillards numa travessa. Comece o preparo do espaguete de pupunha.

Para o espaguete de pupunha

Ingredientes

  • 125 g de palmito pupunha cru e desfiado
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 5 folhas de sálvia
  • ¼ de xícara (chá) de água de cozimento do pupunha

Modo de preparo

1. Leve uma panela com 1litro de água para ferver. Adicione o sal, mergulhe o palmito e deixe cozinhar por apenas 30 segundos.

2. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre uma peneira - não jogue a água do cozimento fora porque ela vai ser usada numa próxima etapa.

3. Aqueça uma frigideira em fogo médio e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Coloque um paillard e deixe cozinhar por 2 minutos, até que ele doure e solte da frigideira. Tempere apenas um dos lados com sal e pimenta-do-reino a gosto - por ser um corte fino, o frango pode ficar salgado se os dois lados forem temperados. Com uma pinça vire para que doure por igual.

4. Transfira o paillard pronto para uma travessa e cubra com outro prato para não esfriar. Repita com os outros, sempre regando a frigideira com azeite (se ela for grande faça dois filezinhos por vez).

5. Na mesma frigideira, coloque a manteiga e leve para aquecer em fogo médio. Deixe derreter por 2 minutos, até começar a dourar. Desligue o fogo, junte as folhas de sálvia e mexa apenas para perfumar. Adicione o palmito e misture.

6. Acenda o fogo novamente, junte ¼ de xícara (chá) da água do cozimento e mexa bem, raspando todo o queimadinho do fundo da frigideira para deixar o espaguete ainda mais saboroso. Deixe cozinhar 2 minutos, apenas para aquecer.

7. Desligue o fogo, tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Transfira para um prato e regue com o molho da frigideira. Sirva a seguir com os paillards.

DO CONGELADOR PARA A FRIGIDEIRA

Os paillards podem ir direto do congelador para a frigideira. O importante é congelar os paillards separados e retos - distribua os paillards de frango em uma assadeira que caiba no congelador, se preferir, coloque um filme entre um filé e outro para proteger. Depois de 2 horas no congelador, guarde em saquinhos com fechamento hermético.
Na hora de descongelar é fácil: coloque uma camada de azeite na frigideira. Quando estiver bem quente, coloque o paillard congelado. Ele descongelará enquanto doura, uma beleza! O tempero, sal e pimenta a gosto, vai em apenas um dos lados.