Imagem da receita

Palitos de polenta no forno

Crocantes por fora e macios por dentro, esses palitos são versáteis demais. Funcionam como petisco ou como acompanhamento para o ragu. Ideia ótima para reaproveitar a sobra da polenta.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve6 porções

PARA A POLENTA

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de sêmola de milho (fubá para polenta)
  • 1,750 litro de água
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas acrescente o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.
  2. Feche a panela e mantenha em fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Enquanto isso, unte com azeite uma assadeira grande de 30 cm x 40 cm (caso a assadeira seja antiaderente nem precisa untar).
  3. Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa – quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo, não se assuste, é assim mesmo e é só misturar.
  4. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado Prove e ajuste o sal.
  5. Espalhe a polenta ainda quente (e mole) na assadeira e nivele com uma espátula. A ideia é que a polenta quando espalhada fique com, no máximo, 1,5 cm de altura. Cubra com filme e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora até firmar (se preferir, prepare na noite anterior).

PARA ASSAR

Ingredientes

  • azeite a gosto
  • queijo parmesão ralado fino a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
  2. Retire a polenta da geladeira e, sobre a tábua, vire a assadeira de uma só vez para desenformar. Com uma faca grande, corte a polenta em palitos de 10 cm de comprimento.
  3. Unte duas assadeiras grandes com azeite e distribua os palitos de polenta, um ao lado do outro, sem sobrepor – quanto mais espaçados na assadeira, mais crocantes ficam. Regue os palitos com um fio de azeite, tempere com pimenta a gosto e polvilhe com queijo parmesão ralado.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até a polenta ficar crocante por fora mas ainda macia por dentro. Na metade do tempo vire os palitos com uma pinça para dourar por igual. Sirva a seguir.


POLENTA ASSADA NUM PALITO

Agora que você já aprendeu a técnica, pode preparar a polenta com o método que preferir ou até aproveitar as sobras de um almoço de domingo. Basta espalhar a quantidade de polenta desejada numa assadeira enquanto ainda estiver mole para, depois de fria, cortar os palitos. Veja aqui outras maneiras de preparar polenta.

Polenta clássica

Polenta na pressão elétrica

Polenta com fubá pré-cozido