Imagem da receita

Pamonha caseira

Essa comidinha supernacional – verde e amarela! – é feita a partir do milho cru ralado, misturado com coco e açúcar. Embrulhada na própria palha do milho e cozida em água fervente, perfuma a casa toda quando está pronta.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 5 espigas de milho com palha
  • ¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem.

2. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver.

3. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.

4. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme.

5. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.

6. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.
Sugestão de
cardápio