Pão australiano

Pão australiano

A massa escura, macia e adocicada desse pão tão popular leva melado de cana e cacau. Para deixar a casca com essa aparência rústica, vai uma polvilhada de fubá antes de assar. É campeão de audiência e sucesso garantido no brunch.

Compartilhe
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de farinha de centeio
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • ¼ de xícara (chá) de melado de cana
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • fubá para polvilhar
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela grande misture as farinhas, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal.
  1. Na jarra medidora dissolva o fermento na água morna. Atenção: a água deve estar apenas morna para não matar o fermento, caso esteja muito calor na sua cidade pode usar água em temperatura ambiente mesmo.
  2. Junte a água com fermento aos ingredientes secos de uma só vez e misture bem com uma colher de pau. Adicione o melado de cana e misture bem com as mãos até incorporar toda a farinha – a massa é um pouco pesada e seca, não se preocupe é assim mesmo. Por último acrescente a manteiga em três etapas, amassando bem com as mãos.
  3. Sove a massa dentro da tigela por cerca de 15 minutos – faça movimentos contínuos, dobrando a massa sobre ela mesma, até ficar elástica. Para verificar o ponto, aperte a superfície da massa com o dedo indicador: se ela voltar, está no ponto caso contrário sove mais um pouco. Se preferir, sove a massa na bancada, mas atenção: não polvilhe a bancada com farinha (isso pode deixar o pão ressecado).
  4. Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Cubra com um pano de prato úmido (ou filme) para que não resseque enquanto fermenta. Deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho.
  5. Passado o tempo de fermentação é hora de modelar os pães. Transfira a massa para a bancada e corte ao meio com uma espátula de padeiro (ou faca). Aplaine cada pedaço delicadamente, sem perder o formato oval. Dobre as laterais maiores em direção do centro e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos. Role os pães delicadamente na bancada para deixar o formato oval, típico do pão australiano.
  6. Polvilhe uma assadeira grande com fubá e disponha os pães um ao lado do outro, deixando espaço entre cada um — eles ainda vão crescer. Cubra novamente com o pano úmido (ou filme) e deixe descansar por mais 1 hora.
  7. Faltando 20 minutos do tempo da segunda fermentação, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  8. Com uma peneira, polvilhe fubá na superfície dos pães. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até ficarem dourados. Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar. Sirva a seguir.
PÃO FRESQUINHO

Em saco plástico bem fechado, o pão pode ser guardado por até cinco dias. Também dá para congelar o pão já assado. Para descongelar, leve ao forno préaquecido e borrife água. Quando estiverem macios, pode tirar do forno.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
2 pães de 400 g cada