Imagem da receita

Pão de fôrma caseiro com crosta de aveia e semente de girassol

A crosta de aveia e semente de girassol dá um toque crocante ao pão de fôrma caseiro. Uma vez que você pega o jeito, dá pra criar suas próprias variações: vale castanha picada, linhaça, nibs de cacau...


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve2 pães


Ingredientes

  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco (cerca de 6 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada
  • 2 colheres (chá) de sal
  • ¼ de xícara (chá) de aveia em flocos
  • ¼ de xícara (chá) de sementes de girassol
  • água para borrifar

Modo de preparo

1. Retire o leite e a manteiga da geladeira antes de começar a preparar a receita - eles precisam estar em temperatura ambiente. Se a manteiga não estiver macia (no ponto de pomada) leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos.

2. Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) da água morna até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar.

3. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Junte o fermento dissolvido e misture aos poucos com a farinha, do centro para a borda. Acrescente a água, aos poucos, misturando com a mão para incorporar. Regue com o leite, também aos poucos, sem parar de misturar e amassar com a mão.

4. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem para incorporar - não se assuste, parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa. Aperte, amasse e estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida - marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho.

5. Modele uma bola, mantenha a massa na tigela e cubra com filme (ou pano de prato). Deixe descansar por 1 hora até dobrar de tamanho.

6. Unte com manteiga 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm (se a fôrma for antiaderente nem precisa untar). No pilão, quebre as sementes de girassol em pedaços menores e misture com a aveia (se preferir pique com a faca).

7. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e divida ao meio. Achate delicadamente cada uma das metades, formando um retângulo e borrife (ou pincele) com água - assim a mistura de aveia e sementes adere melhor ao pão.

8. Coloque metade da mistura de aveia e sementes sobre a bancada e disponha um dos retângulos de massa, com o lado que foi borrifado para baixo - aperte delicadamente para a aveia e sementes fixarem. Dobre a base do retângulo até o centro e aperte; cubra com a base oposta e, com a ponta dos dedos, aperte a emenda para selar. Dobre cerca de 4 cm das laterais em direção ao centro (para o pão ficar do tamanho da fôrma) e aperte bem as emendas para selar. Role o pão sobre a mistura de aveia e semente que tiver sobrado na bancada e repita com a outra metade de massa.

9. Transfira os pães para as fôrmas, com a emenda voltada para baixo. Cubra com filme (ou pano) e deixe crescer por mais 40 minutos. Quando faltar 20 minutos para o tempo do pão, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

10. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até os pães crescerem e dourarem. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha - se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e isso amolece a casca. Deixe esfriar completamente antes de cortar as fatias.