Imagem da receita

Pão integral com alecrim

Pão já deixa a casa toda perfumada. Agora, quando ele é preparado com uma infusão de alecrim e levar alecrim na massa, o perfume fica ainda mais incrível. Essa receita é perfeita para quem gosta de massas fáceis de trabalhar – é elástica e não gruda. E o azeite faz toda a diferença.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve1 pão


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 2 ramos de alecrim
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (sopa) de sal
  • azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Numa panela pequena, coloque um pouco mais que 1 xícara (chá) de água, junte 1 galho de alecrim inteiro e leve ao fogo médio. Assim que ferver, desligue o fogo, descarte o alecrim e deixe amornar – a água aromatizada vai ser utilizada no preparo do pão. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.
  2. Numa tigela grande, misture as farinhas de trigo com o fermento e faça um buraco no centro. Meça 1 xícara (chá) da água morna e regue no centro da tigela, junte o sal e misture com as mãos, do centro para a borda, até a farinha incorporar todo o líquido. Junte 3 colheres (sopa) do azeite e misture novamente.
  3. Com as mãos, sove a massa na própria tigela por cerca de 10 minutos até ficar bem lisa e elástica (se preferir, sove a massa na bancada, mas não é preciso enfarinhar).
  4. Apoie a massa na bancada e unte o interior da tigela com azeite. Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Pincele a massa com 1 colher (sopa) do azeite, cubra com um pano de prato e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  5. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e aplaine delicadamente com as mãos. Atenção: não é preciso enfarinhar a bancada na hora da modelagem, essa massa de pão é firme e fácil de manusear. Debulhe o outro galho de alecrim sobre a massa e amasse novamente apenas para misturar as folhas de maneira uniforme.
  6. Para modelar o pão: pressione delicadamente a massa até formar um retângulo. Dobre o lado maior da massa até o centro e repita com o lado oposto. Pressione delicadamente para firmar e aperte bem a emenda com os dedos para selar, de uma ponta a outra.
  7. Unte o fundo de uma assadeira grande com azeite (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente). Transfira o pão modelado para a assadeira, com a emenda para baixo, e pincele toda a superfície com mais 1 colher (sopa) do azeite. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos.
  8. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  9. Passado os 30 minutos, descubra o pão e pincele novamente toda a superfície com a colher (sopa) do azeite restante. Com uma faca bem afiada faça de 3 a 4 cortes, diagonais, no sentido da largura do pão – faça movimento firmes e rápidos.
  10. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado. Retire o pão do forno e transfira para uma grade. Deixe esfriar antes de cortar e servir.