Imagem da receita

Papa de arroz

O arroz vai ser cozido por mais tempo e com mais água do que as medidas convencionais. O resultado são grãos supermacios e úmidos, ideais para virar papa. Amassada, ela fica mais lisa; sem amassar, tem mais textura. Ah, a receita é generosa, pensada para congelar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve10 porções


Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de água
  • ¼ de de cebola picada fino
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

  1. Leve uma panela pequena com a água ao fogo alto. Quando ferver, junte a cebola picada, a folha de louro e o arroz. Tempere com o sal e misture.
  2. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos com a tampa entreaberta, até o arroz absorver toda a água – para verificar, espete a ponta do garfo até ver o fundo da panela; se ainda tiver água, deixe cozinhar mais um pouco.
  3. Assim que secar, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos, para os grãos terminarem de cozinhar no próprio vapor.
  4. Sirva a papinha de acordo com o estágio de desenvolvimento do bebê: grãos inteiros ou amassados (ainda quente, com um garfo). Separe uma porção para servir, porcione o restante em forminhas de gelo e leve ao congelador. Depois de firmes, desenforme e junte os cubos em um saco plástico próprio para alimentos (ou pote com fechamento hermético). Anote a data e mantenha no congelador por até 3 meses.

 

Sirva com feijão caseiro amassadinho, brócolis e rabanete assados e bem picadinhos e sobrecoxa de frango picadinha.

Para descongelar

No micro-ondas: coloque a porção de arroz numa tigela pequena de vidro refratário e cubra com um pires – isso permite a criação de vapor e a papa não fica ressecada. Leve para rodar no micro-ondas em potência baixa, de 15 em 15 segundos, até descongelar. 

Na panela: coloque uma porção de arroz numa panela pequena, junte 2 colheres (sopa) de água filtrada, tampe e leve ao fogo baixo por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando até descongelar.

Não indicamos descongelar em banho-maria, além de demorar demais, a papa fica ressecada.

Sugestão de
cardápio