Imagem da receita

Pasta e fagioli com abobrinha

A tradicional receita italiana de pasta e fagioli (macarrão com feijão) ganha ares renovados com a companhia da abobrinha. Fica lindo, elegante, saboroso e fresco. É receita pá-pum, para entrar no cardápio da casa e deixar o menu do jantar com jeito de restaurante.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve2 porções


Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de feijão-branco cozido (1 lata)
  • 1 xícara (chá) de farfalle (ou outra massa curta de grano duro)
  • 1 abobrinha
  • 1 dente de alho
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • lascas de queijo parmesão a gosto para servir
  • salsinha picada a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Faça o pré-preparo: escorra a água do feijão. Lave, seque a abobrinha e, com o fatiador de legumes, corte em fatias finas no sentido do comprimento, até chegar na metade do legume. Corte o restante da abobrinha em 3 tiras e cada tira em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino o alho.
  2. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Assim que ferver adicione ½ colher (sopa) de sal, junte o macarrão, misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente.
  3. Enquanto o macarrão cozinha, comece a preparar o molho. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e disponha as fatias de abobrinha, uma ao lado da outra, sem amontoar. Deixe dourar bem por 1 minuto de cada lado, transfira para um prato e reserve.
  4. Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 ½ colher (sopa) de azeite. Acrescente os cubos de abobrinha, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 2 minutos, até dourar. Junte o alho picado e mexa por 1 minuto para perfumar. Adicione metade dos grãos de feijão, misture ¼ de xícara (chá) da água do cozimento do macarrão, desligue o fogo e reserve.
  5. Assim que estiver cozido, reserve ¼ de xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Junte ao refogado de abobrinha e misture bem.
  6. No processador de alimentos (ou liquidificador) bata a outra metade dos grãos de feijão com ½ colher (sopa) de azeite e a água do cozimento reservada até formar um molho fluido. Tempere com sal e pimenta a gosto e divida em dois pratos.
  7. Disponha o macarrão sobre o molho de feijão nos pratos, cubra com as fatias de abobrinha grelhadas e polvilhe com salsinha. Regue com azeite e sirva com lascas de queijo parmesão.
Sugestão de
cardápio