Imagem da receita

Pastel assado com recheio de ricota e espinafre

Pastel assado é leve e você ainda sai ganhando no quesito praticidade: faz menos sujeira na cozinha!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções

Para o recheio

Ingredientes

  • ½ ricota fresca
  • ½ maço de espinafre
  • 1 dente de alho descascado e amassado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Separe as folhas de espinafre dos talos e lave em água corrente. Transfira as folhas para uma tigela, cubra com água e junte 1 colher (sopa) de vinagre. Deixe de molho por dez minutos e retire as folhas, em vez de escorrer a água: desse modo, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela.

2. Numa tigela, coloque a ricota e amasse com um garfo. Reserve.

3. Leve uma panela com o azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte o dente de alho amassado e refogue até perfumar. Adicione as folhas de espinafre e tempere com sal. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o espinafre cozinhar por 2 minutos.

4. Transfira o espinafre para uma peneira e, com as costas de uma colher, esprema até até que saia toda a água. Pique as folhas de espinafre, misture à ricota, junte o queijo ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para a montagem

Ingredientes

  • 1 rolo de massa pronta para pastel
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher (sopa) de água

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

2. Corte o rolo de massa ao meio, formando 2 rolos menores (isso facilita a montagem dos pastéis e aumenta o rendimento da massa).

3. Abra o rolo de massa e faça cortes quadrados (de aproximadamente 12 cm de largura). Corte cada quadrado ao meio formando 2 triângulos.

4. Separe um copo com água filtrada e um garfo. Coloque 1 colher (chá) de recheio no centro de cada triângulo, passe água, com os dedos, nas bordas dos pastéis (isso facilita o fechamento e impede que eles abram na hora de assar). Feche os pastéis pressionando as bordas com um garfo (cuidado para não furar a massa).

5. Unte duas assadeiras com óleo e, com uma folha de papel toalha, retire o excesso. Distribua os pastéis nas assadeiras.

6. Numa tigela, junte a gema com a água e, com um garfo, bata para misturar. Usando um pincel, passe esta misturinha sobre os pastéis.

7. Leve as assadeiras ao forno preaquecido por cerca de 15 minutos ou até dourarem. Sirva a seguir.

Sugestão de
cardápio