Imagem da receita

Pavlova com frutas

Com nome rementendo ao ballet clássico, esta receita parece complicada, mas não é. As frutas frescas dão um toque de frescor e deixam esta sobremesa um arraso!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções

Para o merengue

Ingredientes

  • 2 claras de ovos
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Unte uma assadeira retangular grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.

2. Na tigela da batedeira, coloque as claras e leve para bater até o ponto de neve: inicie em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade para média e deixe bater até ficar firme. Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos. Deixe bater por mais alguns minutos até formar um merengue firme e brilhante.

3. Para modelar as pavlovas: com uma colher de sopa distribua o merengue na assadeira formando 6 montinhos altos. Com a ponta da colher, abra uma cavidade no centro de cada montinho - como se fosse uma "tigela" para rechear depois de assar.

4. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo e mantenha a assadeira dentro do forno desligado até que as pavlovas sequem completamente, por cerca de 4 horas sem abrir a porta - assim elas terminam de assar sem dourar. Se preferir, prepare o merengue e asse as pavlovas na noite anterior.

Para a cobertura

Ingredientes

  • 1 manga
  • 1 kiwi
  • ½ xícara (chá) de morangos
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

1. Descasque, descarte o caroço e fatie a manga em cubos pequenos. Descasque e corte o kiwi em cubos pequenos. Lave, seque, descarte os cabinhos e corte os morangos em cubos pequenos. Transfira as frutas picadas para uma tigela, misture e reserve.

2. Numa tigela grande coloque o creme de leite, o açúcar e misture vigorosamente com o batedor de arame até ficar firme (se preferir, bata o creme na batedeira).

3. Com uma colher de sobremesa, preencha as cavidades das pavlovas com o creme batido. Cubra com as frutas picadas e sirva a seguir.