Imagem da receita

Pé de moleque com semente de coentro

Grãos e castanhas ganham o perfume cítrico da semente de coentro – um jeito de deixar o doce típico de festa junina quase exótico.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • ¼ de xícara (chá) de amendoim descascado torrado sem sal
  • ¼ de xícara (chá) de semente de girassol sem sal
  • 1 colher (sopa) de semente de coentro
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • óleo para untar

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture o amendoim, as sementes de girassol e as sementes de coentro.
  2. Com um papel-toalha, unte com óleo uma área de cerca de 20 cm (de diâmetro) de uma superfície de mármore ou de inox, onde o pé-de-moleque irá esfriar e endurecer (se preferir, unte o fundo de uma assadeira).
  3. Numa panela média (ou frigideira grande), coloque o açúcar e leve ao fogo médio para derreter, até formar um caramelo dourado — mexa de vez em quando com uma espátula de silicone para o açúcar derreter de maneira uniforme e não queimar. 
  4. Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, misture o amendoim com sementes e despeje na superfície untada — caso endureça muito rápido, volte a panela ao fogo apenas para amolecer e você conseguir transferir para a bancada.
  5. Deixe o pé-de-moleque esfriar completamente, até endurecer. Com uma espátual, retire o pé-de-moleque da superfície untada e quebre em pedaços com as mãos. Se quiser fazer uma farofa crocante (ou praliné) bata os pedaços no pilão. Conserve num pote com fechamento hermético. Sirva sobre pudins, tortas, sorvetes e frutas.
Sugestão de
cardápio