Imagem da receita

Peito de frango grelhado

Você pode incluir neste preparo as especiarias que mais gosta, como páprica, cúrcuma, cominho, canela. Ou até uma mistura delas.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 filés de peito de frango
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 2 colheres (chá) de açúcar mascavo
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo

1. Numa tigela, misture os temperos (menos o azeite) e esfregue nos filés de frango. Cubra os filés com água e junte a folha de louro. Tampe e deixe descansar por cerca de 20 minutos na geladeira, enquanto prepara o acompanhamento.

2. Retire o frango da salmoura, lave em água corrente e seque bem os filés com um papel toalha ou pano de prato limpo.

3. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Regue com o azeite e coloque os filés com o lado mais enrugadinho para cima, assim o frango não sai da frigideira com um aspecto achatado. Se a frigideira for pequena, doure um filé de cada vez - e use metade do azeite para cada. Deixe dourar por cerca de 1 minuto - esse processo vai selar a carne e manter o filé suculento.

4. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos de cada lado - o fogo tem que estar baixo, do contrário, os filés queimam por fora e ficam crus por dentro. Antes de virar, tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

5. Desligue o fogo e transfira os filés para uma tábua. Corte cada um em fatias grossas, na diagonal, e sirva a seguir. Fica uma delícia acompanhado de abobrinhas grelhadas com molho de azeitona.

 

Dica

Um detalhe: se for usar bifinho de peito, que é mais fino, o tempo de cozimento será menor. E ele também fica menos saboroso e mais ressecado. Usa o filé, vai?