Imagem da receita

Peixe em roseta com folhas de coentro

Quer um jeito diferente de servir os filés de pescada? Estas rosetas têm uma vantagem extra: mantém a umidade natural do peixe. O molho de vinho branco dá um brilho especial ao prato que fica pronto em apenas 10 minutos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve2 porções


Ingredientes

  • 4 filés de pescada branca
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • folhas de coentro a gosto

Modo de preparo

  1. Separe alguns palitos de dente para a montagem das rosetas.
  2. Tempere os filés de peixe com sal a gosto. Corte cada filé ao meio, no sentido do comprimento, formando duas tiras. Junte a ponta de uma com a ponta da outra, formando uma tira longa. Enrole a tira sobre ela mesma, formando a roseta, e prenda com palitos de dente. Repita com os outros filés.
  3. Amasse os dentes de alho com a lateral da lâmina da faca e descarte as cascas.
  4. Numa frigideira de borda alta, coloque o vinho e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 1 minuto, para evaporar o álcool (se preferir, cozinhe o peixe apenas em água com caldo de limão).
  5. Junte os dentes de alho, acrescente as rosetas com a abertura para cima, e complete com água até cobrir a metade dos peixes. Regue com azeite e aumente o fogo.
  6. Assim que começar a ferver, diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até que os peixes estejam cozidos, mas ainda firmes - não deixe o peixe desmanchar. Sirva a seguir com folhas de coentro sobre a lentilha com espinafre, ou outro acompanhamento de sua preferência.

CAIU NA REDE É PEIXE

Não encontrou filé de pescada branca? Pode usar outro peixe branco como linguado, saint peter (tilápia) ou merluza.