Peru assado

O tão aguardado peru de Natal é muito saboroso e não deveria ser comido apenas em dezembro. Por isso, você pode fazer a receita mais vezes ao ano e deliciar-se com esta ave de carne macia.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 1 peru de cerca de 5 kg
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 4 latas de cerveja
  • 4 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho
  • 200 g de bacon em fatias
  • 100 g de manteiga cortada em cubos

Modo de preparo

1. Para manter a textura, o certo é descongelar o peru de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.

2. Retire o peru (descongelado) da geladeira e separe os miúdos (você pode reservar na geladeira para outra receita). Como não encontramos mais no mercado peru sem tempero pronto, siga os passos a seguir para amenizar o sabor artificial: coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez - isso serve para tirar o excesso de tempero do peru. Enquanto isso prepare os outros ingredientes.

3. Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Reserve.

4. Após os 20 minutos de molho, transfira o peru para um escorredor e deixe sair toda a água. Volte o peru para a tigela, adicione o alho e a cebola picados, junte as folhas de louro e de tomilho. Regue com a cerveja e cubra com filme. Leve para a geladeira e deixe marinar por 12 horas.

5. Retire o peru da geladeira 30 minutos antes de assar - ele deve estar em temperatura ambiente na hora de ir para o forno. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

6. Assim que o forno estiver aquecido, transfira o peru para a assadeira, com o peito virado para baixo. Regue com a marinada e acrescente os cubos de manteiga. Disponha as fatias de bacon sobre o dorso do peru e cubra a assadeira com papel-alumínio. Leve ao forno para assar por cerca de 3 horas - a cada meia hora, abra o forno, retire o papel alumínio e com uma concha, regue o peru com a marinada; cubra novamente com o papel alumínio e feche o forno para terminar de assar.

7. Quando faltar 30 minutos para o final do cozimento, retire do forno e descubra a assadeira. Com o auxílio de duas espátulas, vire o peru com cuidado. Volte ao forno para terminar de assar e o peito dourar.

8. Retire a assadeira do forno e transfira o peru para uma travessa. Descarte a folha de louro, transfira o líquido da assadeira para o copo do liquidificador e bata até ficar liso. Sobre uma molheira, passe o molho por uma peneira.

9. Na hora de servir, prenda as coxas com um lacinho de fita e sirva com o molho ainda quente.
Sugestão de
cardápio