Imagem da receita

Peru de natal com recheio de abacaxi

Você também se incomoda com o forte sabor do tempero pronto dos perus congelados? Então vai nesta receita: além de suavizar os condimentos, você vai assar a ave com suco de abacaxi – a fruta também vira recheio. Nota dez! Cadê o peru in natura? Como não encontramos mais peru sem tempero pronto no mercado, veja os passos indicados no preparo da receita para amenizar o sabor artificial.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções

Para o recheio

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
  • ½ abacaxi pérola
  • 70 g de bacon em cubos
  • 100 g de manteiga em cubos
  • 1 cebola
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 2 dentes de alho
  • raspas de 1 limão
  • sal a gosto

Modo de preparo

1. Antes de começar o preparo do recheio, retire o peru (descongelado) da geladeira - ele deve estar em temperatura ambiente na hora de ir para o forno. Veja como descongelar o peru no final da receita.

2. Descasque e corte o abacaxi ao meio. Corte uma das metades em fatias e as fatias em cubos de cerca de 1 cm - reserve a outra metade para assar o peru. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque, e corte as pimentas dedo-de-moça em cubinhos.

3. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, acrescente os cubos de bacon e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Junte a manteiga e mexa até derreter. Acrescente a cebola e a pimenta dedo-de-moça. Tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto.

4. Junte os cubos de abacaxi, tempere com sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 3 minutos ou até amolecer. Desligue o fogo e acrescente a farinha de milho aos poucos, misturando com a espátula para incorporar - o recheio tem a consistência de uma farofa bem úmida. Junte as raspas de limão e misture bem. Prove e acerte o sal.

5. Transfira para uma tigela e reserve. Este recheio vai dar sabor e umidade ao peru, além de servir de acompanhamento.

Para assar

Ingredientes

  • 1 peru de cerca de 4 kg
  • 100 g de manteiga em cubos
  • ½ abacaxi pérola
  • casca de 1 laranja
  • 1 canela em rama
  • ½ colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
  • 4 cabeças de alho
  • 1 ramo de louro fresco

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire os miúdos do peru (você pode reservar na geladeira para outra receita). Separe um pano de prato velho e limpo, que possa ser descartado. Corte o pano ao meio para formar um quadrado - ele vai ser usado para secar e assar o peru.

2. Como não encontramos mais no mercado peru sem tempero pronto, siga os passos a seguir para amenizar o sabor artificial: coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez - isso serve para tirar o excesso de tempero do peru. Enquanto isso prepare os outros ingredientes.

3. Corte a metade do abacaxi reservada em cubos médios. Transfira para o liquidificador e bata até ficar liso. Coe o caldo sobre uma panela. Junte a manteiga em cubos, a casca de laranja, a canela, 1 folha de louro e os grãos de pimenta.

4. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar até a manteiga derreter e o caldo de abacaxi aquecer. Desligue o fogo, tampe e reserve - essa infusão vai dar sabor ao peru.

5. Mantenha as cabeças de alho inteiras e corte cerca de 0,5 cm da parte superior (o lado contrário à raiz) de cada uma - assim os dentes ficam aparentes, mas ainda presos à raiz. Reserve.

6. Transfira o peru para um escorredor e deixe por alguns minutos para sair toda a água. Seque bem com o pano de prato (inclusive por dentro) e transfira para a assadeira. Preencha toda a cavidade do peru com o recheio reservado. Cruze as coxas e amarre bem com um barbante para que o recheio não escape.

7. Mergulhe o pano de prato na infusão de manteiga derretida. Torça levemente apenas para retirar o excesso de caldo. Cubra o peito e as asinhas do peru com o pano umedecido. Leve a assadeira ao forno preaquecido a 220 ºC (temperatura alta) e deixe assar por 30 minutos.

8. Após os 30 minutos iniciais, retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média). Pincele todo o peru (inclusive o pano de prato) com a mistura de manteiga derretida. Volte para o forno e deixe assar por mais 2 horas - a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com a mistura de manteiga derretida.

9. Quando faltar 1 hora para o final do cozimento, distribua as cabeças de alho na assadeira, ao redor do peru, e regue cada uma com a mistura de manteiga derretida.

10. Assim que o peru estiver assado, retire a assadeira do forno. Com uma pinça, retire o pano de prato e descarte. Pincele todo o peru com o restante da manteiga derretida e volte a assadeira para o forno. Deixe por mais 10 minutos, apenas para o peito terminar de dourar.

11. Retire a assadeira do forno e cubra com papel-alumínio. Deixe descansar por 20 minutos antes de servir - encare essa etapa como um passo da receita, nesse período, os sucos da carne se redistribuem por todo o peru. 1

12. Transfira o peru e as cabeças de alho para uma travessa. Decore com o ramo de louro e sirva a seguir, acompanhado do recheio e cebolas pérolas assadas.

 

Como descongelar o peru

Para manter a textura, o certo é descongelar o peru de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Um peru de cerca de 4 kg leva, em média, 48 horas para descongelar.