Petit four salgado (reaproveitamento)

Sabe aquelas aparas de massa que sempre sobram quando fazemos torta? Com uma pitada de parmesão e gergelim elas se transformam num aperitivo delicioso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve30 unidades


Ingredientes

  • aparas de massa para torta salgada
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • queijo parmesão ralado fino a gosto
  • gergelim branco e preto a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma assadeira grande.

2. Junte todas as aparas de massa e modele uma bola. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra até a massa ficar fina (com no máximo 0,5 cm de espessura).

3. Com uma carretilha (ou faca) corte a massa em tiras de cerca de 1 cm de largura. Una a ponta de 3 tiras e modele uma trança. Corte a trança a cada 3 cm para formar os petit fours. Se preferir, utilize um cortador para biscoitos do formato que desejar.

4. Transfira para a assadeira deixando cerca de 1 cm entre cada um. Junte as aparas novamente e faça quantos biscoitos couberem na assadeira. Quebre o ovo numa tigela, junte a água e bata bem com um grafo para misturar. Pincele essa mistura sobre os petit fours e polvilhe com queijo parmesão ralado ou gergelim a gosto.

5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 10 minutos até dourar. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir ou guardar. Eles permanecem crocantes por até 15 dias, armazenados num pote com fechamento hermético. Obs: você pode variar a cobertura dos petit fours e criar novos sabores. Experimente polvilhar páprica, orégano seco, semente de erva doce ou simplesmente sal e pimenta-do-reino moídos.

 

MASSA VERSÁTIL

Veja aqui a receita de massa para torta salgada que deu origem aos petit fours.

 

Sugestão de
cardápio