Imagem da receita

Piadina integral

Só porque é de origem italiana, este pão pensa que é pizza. Sirva a piadina integral quentinha, direto da chapa, sem nada ou recheada com salame, presunto cru, muçarela de búfala, tomate... O jantar fica pronto num palito e todos adoram!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 ¼ de xícara (chá) de leite

Modo de preparo

1. Numa tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar.

2. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e sove por 3 minutos. No máximo!

3. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido (e não molhado, muito menos ensopado!).

4. Coloque uma frigideira grande, de preferência de ferro, ou uma chapa, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão até ficar com cerca de 20 cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, uns 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.

 

Dica

Se não quiser fazer todos os discos, congele a massa restante, já porcionada, mas antes de abrir.