Imagem da receita

Pipoca

Tem que ficar crocante, tem que ficar sequinha e, mais importante, tem que estourar lindamente (e deixar pouco piruá no fundo da panela, uai). Siga o passo a passo e – ploc! – deixa o filminho pronto pra dar o play!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de milho para pipoca
  • ½ colher (sopa) de óleo
  • sal a gosto

Modo de preparo

1. Coloque o óleo numa caçarola média, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. O óleo vai estar na temperatura certa para fazer a pipoca assim que um dos grãos estourar. Acrescente o restante do milho, tampe a panela e diminua o fogo.

2. Mantenha a panela tampada em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até que o tempo entre um estouro de pipoca e outro seja maior que 2 segundos. A cada 2 minutos, segure a panela pelas alças, levante e mexa delicadamente fazendo movimentos circulares - assim os grãos de milho estouram por igual.

3. Assim que estiver estourado, transfira a pipoca para uma assadeira grande e deixe esfriar completamente antes de armazenar - quanto mais separados ficarem, mais rápido os grãos esfriam.

4. Para permanecer crocante por até 3 dias, armazene a pipoca num pote de vidro com fechamento hermético ou saco plástico bem fechado. Atenção: tempere com sal a gosto apenas na hora de consumir - este é outro truque para manter as pipocas crocantes por mais tempo.