Imagem da receita

Pizza caseira de muçarela

Mamma mia! Pizza de muçarela é incrível. Ainda mais essa, com massa e molho de tomate caseiros. Capriche no manjericão e chame a família toda para a mesa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve4 pizzas

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com a ajuda de uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos. 
  2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. 
  3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar. 
  4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 
  5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume. 
  6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início - caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

PARA ASSAR A PIZZA DE MUÇARELA

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de muçarela ralada grossa (cerca de 150 g)
  • ½ xícara (chá) de tomate sweet grape cortados ao meio (90 g)
  • ¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza
  • folhas de manjericão a gosto
  • farinha de trigo e fubá para polvilhar

Modo de preparo

  1. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo. Transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar (se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês). 
  2. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro - lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. 
  3. Separe uma assadeira redonda e polvilhe o fundo com fubá - ele evita que a massa umedeça e ajuda a deixá-la mais crocante. Caso esteja utilizando uma assadeira de pedra sabão, retire-a do forno e polvilhe o fubá. 
  4. Dobre o círculo de massa ao meio e depois na metade novamente. Transfira para a assadeira e desdobre para abrir. Se preferir, você pode utilizar uma assadeira retangular e abrir a massa num formato mais rústico. 
  5. Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando cerca de 1 cm de borda da massa livre. Polvilhe a muçarela ralada e disponha os tomates. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada. 
  6. Retire do forno, adicione as folhas de manjericão e sirva imediatamente.

 

OBS: Para descongelar a massa deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar. Para utilizar a massa refrigerada deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

É massa!

Não sabe o que fazer com o restante da massa? Veja como transformar a massa de pizza num delicioso enroladinho de azeitona para o lanche ou num incrível rolinho de canela para acompanhar o chá da tarde.