Imagem da receita

Pudim de inhame

No lugar do leite condensado, é o inhame que dá consistência a esse pudim. O coco entra com a textura crocante. É sobremesa-desafio: ganha um prêmio quem adivinhar qual é o ingrediente-secreto.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções

PARA A CALDA

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo

  1. Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com cerca de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver. 
  2. Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula, por cerca de 5 minutos, até formar um caramelo dourado. 
  3. Com cuidado, meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo. Misture com a espátula até formar uma calda lisa. Atenção: a calda pode borbulhar. Transfira a calda para a fôrma, derramando sobre o cone central - essa é a parte mais difícil para caramelar. Com um pano de prato, segure e gire a fôrma para caramelar também a lateral.

PARA O PUDIM

Ingredientes

  • 3 inhames (cerca de 350 g)
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de coco ralado seco
  • coco ralado a gosto para decorar

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo alto para ferver - ela vai ser usada para o banho-maria. 
  2. Lave, descasque, corte os inhames em pedaços médios e transfira para o liquidificador. Junte o leite, o açúcar e bata até triturar bem o inhame. 
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez - se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte aos ingredientes do liquidificador e bata novamente para misturar. Transfira para uma tigela e, com um batedor de arame, misture o coco ralado. 
  4. Transfira a massa de pudim para a fôrma caramelada e coloque dentro de uma assadeira. Preencha o fundo da assadeira com água fervente e leve o pudim para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até firmar. 
  5. Assim que estiver assado, retire do forno (e do banho maria) e deixe o pudim amornar. Para desenformar: passe a ponta de uma faca na lateral da fôrma; cubra com um prato e vire de uma só vez; deixe escorrer toda a calda sobre o pudim. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Decore com o coco ralado a gosto.

Veja esses e mais preparos com inhame: