Imagem da receita

Pudim de pão com laranja

Raspas de laranja e uma pitada de canela deixam o pudim todo perfumado. E, no caramelo, vai caldo de laranja, para dar um toque cítrico. Fica um pudim de pão todo especial.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções

PARA O CARAMELO

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de água fervente
  • ¼ de xícara (chá) de caldo de laranja coado

Modo de preparo

1. Separe uma forma redonda com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada tanto para fazer a calda quanto para assar o pudim em banho-maria.


2. Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Junte as quatro colheres de sopa  água fervente aos poucos, de colher em colher, mexendo a cada adição. Em seguida misture o caldo de laranja. Atenção: a calda pode borbulhar.


3. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Deixe amornar por alguns minutos e, com um pano de prato, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve.

PARA O PUDIM

Ingredientes

  • 3 pães franceses amanhecidos
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • raspas de 1 laranja
  • 1 pitada de canela

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).


2. Corte os pães em pedaços e transfira para uma tigela grande. Junte a canela e as raspas de laranja.


3. Numa panela, misture o açúcar com o leite e leve ao fogo médio. Assim que ferver, regue sobre os pães e deixe descansar por 10 minutos.


4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela – se um estiver estragado você não perde a receita. Misture com um garfo apenas para quebrar as claras com as gemas, junte aos pães amolecidos e misture bem para incorporar.


5. Transfira a massa para a forma caramelada e nivele com uma colher. Coloque a forma numa assadeira funda, encha a assadeira com a água fervente e leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até o pudim firmar.


6. Retire do forno e deixe amornar antes de levar à geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).


7. Para desenformar: aqueça o fundo da fôrma na chama do fogão; cubra a forma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

Sugestão de
cardápio