Imagem da receita

Pudim de pão integral com creme de avelã

Com uma pitada de canela e creme de avelã com cacau, você transforma as sobras de pão integral numa deliciosa sobremesa. Um “budino italiano”, ou melhor um pudim com inspiração italiana.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 2 fatias grossas de pão integral caseiro de 2 cm de espessura (cerca de 160 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de creme de avelã com cacau (cerca de 160 g)
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo médio para ferver - ela será usada para fazer a calda e o banho-maria. Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. 
  2. Coloque o leite num fervedor e leve ao fogo médio apenas para aquecer. 
  3. Numa tigela grande, rasgue as fatias de pão em pedaços. Regue com o leite ainda quente e deixe descansar por cerca de 10 minutos para amolecer. Enquanto isso, prepare a calda. 
  4. Coloque o açúcar numa panela média. Leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula, por cerca de 5 minutos, ou até formar um caramelo dourado. Meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo. Com cuidado, mexa com a espátula até formar uma calda - é importante usar uma panela média, pois a mistura pode borbulhar. Desligue o fogo. 
  5. Com cuidado, transfira a calda para a fôrma - derrame a calda sobre o cone central da fôrma, pois é a parte mais difícil para caramelar. Com um pano de prato, segure e gire a fôrma para cobrir as laterais com a calda. 
  6. Quebre os ovos, um de cada vez, numa tigela e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente o creme de avelã com cacau, a canela e os pães umedecidos - não esqueça de juntar o leite que sobrar na tigela, ele é essencial para a consistência final do pudim. Bata por cerca de 3 minutos ou até ficar liso. 
  7. Despeje a massa de pudim na fôrma caramelada e coloque dentro de uma assadeira. Preencha a assadeira com água fervente - o pudim será assado em banho-maria. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 50 minutos, até firmar. 
  8. Retire do forno e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora para firmar e gelar. Para desenformar, coloque um prato com borda sobre a fôrma e vire de uma só vez. Deixe escorrer toda a calda sobre o pudim e sirva a seguir.

 

OBS: se desejar decore com plaquinhas de chocolate amargo.

Pão integral caseiro

Veja como preparar o pão rápido integral.