Imagem da receita

Purê de batata com alho-poró

No dia a dia, parece que a gente se esquece que purê de batata pode ganhar acompanhamentos. Mas com alho-poró refogado fica imbatível: é comida conforto e elegante ao mesmo tempo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 batatas
  • 1 talo de alho-poró
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e misture ½ colher (chá) de sal. Leve para ao fogo alto e, assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até ficarem macias - espete com um garfo para verificar. Enquanto isso prepare o alho-poró. 
  2. Lave e seque o alho-poró. Corte e descarte as pontas com a raiz e reserva as folhas para preparar caldos. Corte a parte clara do talo em fatias finas. Leve uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte o alho-poró fatiado, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Reserve. 
  3. Desligue o fogo e escorra bem a água das batatas. Coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer - não é preciso ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. 
  4. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor sobre a mesma panela. Leve ao fogo médio e acrescente o leite quente, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) de manteiga e misture bem. 
  5. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Misture o alho poró refogado, transfira para uma tigela e sirva a seguir.

Veja este e mais preparos com alho-poró: