Imagem da receita

Purê de batata com azeite e cebolinha

Pense num purê de sabores potentes! Um dente de alho cozinha com as batatas e é espremido com elas. O preparo não leva leite nem manteiga – vai apenas azeite e água do cozimento. Para finalizar, a cebolinha fatiada é passada no azeite quente e misturada ao purê – fica lindo e saboroso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 porções


Ingredientes

  • 1 kg de batata (4 unidades)
  • 10 talos de cebolinha
  • 3 dentes de alho
  • ⅓ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal.
  2. Leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até ficarem macias – espete com um garfo para verificar.
  3. Assim que estiverem cozidas, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e passe as batatas pelo escorredor. Deixe por uns minutinhos enquanto prepara as cebolinhas.
  4. Lave, seque e corte a parte verde das cebolinhas em fatias finas de 0,5 cm. Reserve.
  5. Sobre a mesma panela (nem precisa lavar), passe as batatas e os dentes de alho ainda quentes pelo espremedor. Regue aos poucos com a água do cozimento, mexendo a cada adição, até o purê ficar macio.
  6. Leve uma frigideira com o azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebolinha fatiada e mexa por 1 minuto para perfumar. Adicione o azeite com as cebolinhas ao purê de batatas e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva a seguir.