Imagem da receita

Purê de batata com cebola caramelizada

A faceta curinga do purê de batatas é mesmo infinita. E com estas incríveis cebolas caramelizadas, ele se transforma em um acompanhamento gostoso e diferente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 kg de batata Asterix
  • 3 cebolas
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de leite
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Encha uma panela grande com água e, numa tábua, descasque as batatas, corte em pedaços médios e coloque imediatamente na panela com água, para que não oxidem e escureçam. Acrescente um pouco de sal à água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto). 
  2. Descasque as cebolas, corte ao meio no sentido do comprimento e fatie fino. 
  3. Leve ao fogo médio uma frigideira grande com o óleo. Quando aquecer, junte a cebola, abaixe o fogo e refogue até estarem macias e douradas. Desligue o fogo, transfira a cebola para uma tábua e pique grosseiramente. Reserve. 
  4. Escorra a água das batatas e coloque o leite numa panelinha para aquecer em fogo baixo(sem deixar ferver). Passe as batatas por um espremedor ainda quentes, voltando para a panela do cozimento. 
  5. Junte a manteiga e o leite quente à batata espremida. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada. Misture muito bem com uma colher. 
  6. Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente até o purê começar a borbulhar. Desligue o fogo, junte a cebola caramelizada e misture bem. Prove o sabor e, se precisar, tempere com mais sal e noz-moscada. Sirva a seguir.