Imagem da receita

Purê de batata (4 porções)

Purê de batata é um acompanhamento curinga e difícil de resistir. Nesta receita, o toque de noz-moscada deixa o prato ainda mais especial.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 batatas
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e junte 1 colher (chá) de sal – não caia na tentação de colocar as batatas já na água fervente para acelerar o processo: isso altera a textura do purê e ele não vai ficar cremoso.
  2. Leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até que fiquem macias - espete com um garfo para verificar. Evite deixar a batata cozinhar demasiadamente, para não terminar com um purê aguado. 
  3. Desligue o fogo e passe as batatas para um escorredor. Deixe escorrer bem a água por uns minutinhos. 
  4. Enquanto isso, coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer – não é preciso ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. 
  5. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, voltando para a mesma panela. Leve ao fogo médio e acrescente o leite, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma pitada de noz-moscada. 
  6. Desligue o fogo, junte as 2 colheres (sopa) de manteiga gelada e misture bem – a temperatura da manteiga é o outro segredo para deixar o purê cremoso. Transfira para uma tigela. Sirva a seguir.

Para um purê extra cremoso

Corte 50 g de manteiga gelada em cubinhos e bata com o purê quente na batedeira até incorporar. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir.

 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha