Imagem da receita

Queijo de iogurte temperado

Sucesso garantido no happy hour, o queijo de iogurte é daquelas receitas que entram para a rotina da casa. Sirva puro, com azeite ou use de base para criar novas combinações.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 4 potes de iogurte natural (170 g cada)
  • 1 colher (chá) de sal
  • folhas de hortelã picadas a gosto
  • azeite a gosto
  • zatar a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

1. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela funda - se a tigela for rasa, o soro drenado fica em contato com o iogurte.

2. Numa tigela, misture o iogurte com o sal e transfira para a peneira forrada. Leve para a geladeira e deixe drenar por 8 a 12 horas - o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência de uma coalhada firme. Se necessário, durante a drenagem, descarte o líquido para evitar o contato do soro com o iogurte. Assim que estiver firme, retire da geladeira.

3. Para temperar com hortelã: numa tigela pequena, misture metade do queijo com a hortelã picada e 1 colher (sopa) de azeite. Prove e acerte o sal. Regue com um fio de azeite e decore com folhas de hortelã.

4. Para temperar com zatar: numa tigela, coloque cerca de 3 colheres (sopa) de azeite. Com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, raspe e modele o restante do queijo, formando bolinhas. Transfira para a tigela com azeite, tempere com zatar a gosto e regue com mais um fio de azeite.

5. Sirva a seguir com torradas ou crudités de legumes. Conserve na geladeira, coberto com filme, por até 5 dias.

 

OBS.: Se preferir, utilize dois filtros de café descartáveis (tamanho grande) cortados ao meio em vez do pano de algodão.

Sugestão de
cardápio