Imagem da receita

Quiche de carne-seca com chutney de abóbora

Combinação certeira e com a cara do Brasil: abóbora com carne-seca. Aqui, o par vai para o recheio da torta.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções

Para a carne-seca

Ingredientes

  • 200 g de carne-seca

Modo de preparo

1. Na véspera, coloque a carne-seca numa tigela e cubra com água fria. Leve à geladeira e deixe dessalgar por 12 horas, trocando a água a cada 2 horas.

2. Escorra a água e coloque a carne na panela de pressão. Cubra com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 50 minutos.

3. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela (se quiser acelerar, levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso encurta a vida útil da panela). Com uma escumadeira transfira a carne para uma tigela. Com dois garfos, desfie a carne e reserve.

Para a massa

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada
  • 5 colheres (sopa) de água gelada
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

1. Você vai precisar de uma fôrma de quiche, ou de fundo removível, de cerca de 20 cm de diâmetro e, de preferência, antiaderente. Numa tigela, coloque água com gelo. Reserve.

2. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm e coloque numa tigela com a farinha e o sal. Misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar a manteiga completamente.

3. Com a colher-medidora, coloque 5 colheres (sopa) de água gelada na tigela e misture apenas até conseguir formar uma bola. Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha.

4. Embrulhe a bola de massa com filme (ou coloque num saco plástico) e leve à geladeira por 1 hora para firmar.

5. Retire a massa da geladeira e do filme e/ou do plástico. Se estiver muito dura, amoleça com o calor das mãos, trabalhando o mínimo possível. Lembre que o truque aqui é manter a massa sempre gelada. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com um rolo. Ela deve ficar maior que a fôrma para cobrir o fundo e as laterais.

6. Enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma. Com as mãos, modele a massa na fôrma, retirando as sobras. Para que a massa não fique rachada, é importante apertar os cantos para formar uma base sólida. Retire o excesso de massa passando o rolo sobre a fôrma ou com uma faquinha.

7. Leve a fôrma com a massa à geladeira por mais 10 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta).

8. Coloque uma folha de papel-manteiga sobre a torta e preencha o fundo com feijão cru. (O objetivo é formar um peso que não deixe o fundo da massa inflar e quebrar ao assar.) Leve para assar por cerca de 20 minutos, até que esteja dourada. Retire os feijões e o papel do fundo. Reserve a massa. Enquanto isso, prepare o recheio.

Para o recheio

Ingredientes

  • 300 g de queijo de coalho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ cebola
  • 5 ovos
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 xícara (chá) de iogurte natural
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • toda a carne-seca cozida e desfiada

Modo de preparo

1. Se estiver fazendo o recheio enquanto a massa está pré-assando, apenas reduza a temperatura para média. Caso contrário, preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

2. Rale o queijo de coalho na parte médio do ralador. Pique fino a cebola.

3. Numa frigideira antiaderente, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Coloque a carne-seca desfiada e mexa bem por 5 minutos.

4. Numa tigela, bata bem os ovos com um garfo. Junte o leite, o iogurte, o queijo ralado e mexa até a mistura ficar homogênea. Tempere com noz-moscada e pimenta-do-reino (como o queijo e a carne são bem salgados, não precisa temperar com sal).

5. Na massa pré-assada coloque metade da carne-seca. Regue com metade do creme de ovos. Coloque o restante da carne e complete com o creme.

6. Com cuidado para não derramar o recheio, leve a torta ao forno para assar por 1 hora ou até que a superfície fique dourada. Retire do forno e deixe esfriar e firmar por 15 minutos antes de servir. Se quiser, sirva à temperatura ambiente. Para aquecer a quiche, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido médio por 15 minutos. Sirva com o chutney de abóbora.

Para o chutney de abóbora

Ingredientes

  • 500 g de abóbora japonesa descascada em cubos
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo (ou mel)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Numa panela com água fervente coloque a abóbora para cozinhar por 5 minutos.

2. Enquanto isso, pique fino a cebola e refogue com a manteiga numa frigideira antiaderente, em fogo médio. Quando a cebola ficar transparente, junte a abóbora e refogue até que ela fique bem macia, quase desmanchando. Amasse com um garfo, na própria panela, e tempere com o açúcar, o vinagre, sal e pimenta-do-reino e misture bem. Sirva quente com a quiche.