Imagem da receita

Quiche de queijo minas

Esta quiche de queijo minas, além de deliciosa, pode ter o preparo dividido em etapas: faça a massa num dia e asse a torta no outro. Prática e saudável!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • 5 colheres (sopa) de água gelada
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Numa tigela misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos, uma colher por vez, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola - evite trabalhar demais a massa, deixe pontinhos de manteiga ainda aparentes para a massa ficar bem crocante.
  2. Embrulhe a massa em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
  3. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média) e separe uma fôrma com fundo removível de 20 cm de diâmetro (quanto mais alta, melhor!).
  4. Retire a massa da geladeira, disponha sobre a bancada polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo suficiente para cobrir o fundo e laterais da fôrma. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa. Leve a fôrma com a massa para a geladeira por mais 10 minutos enquanto o forno aquece.
  5. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com grãos de feijão cru - eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno por cerca de 20 minutos para pré-assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Para o recheio

Ingredientes

  • 500 g de queijo minas frescal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 5 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Se estiver fazendo o recheio enquanto a massa está pré-assando, depois de tirá-la do forno, reduza a temperatura para 180 °C (temperatura média). Caso contrário, preaqueça o forno. 
  2. Em um prato, amasse o queijo-de-minas com um garfo. 
  3. Numa tigela, bata bem os ovos com um garfo. Junte o leite, o queijo amassado, a manteiga derretida (pode ser no micro-ondas) e mexa até a mistura ficar homogênea. 
  4. Tempere com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal. Atenção, a quantidade de sal varia de acordo com o queijo: se ele for salgadinho, 1 colher (chá) de sal é suficiente. Se ele for sem sal, pode acrescentar um pouquinho mais. 
  5. Na massa pré-assada, polvilhe 1 colher (sopa) do parmesão. Regue com o creme de ovos - ele fica bem líquido, é assim mesmo. Por último, polvilhe com a colher (sopa) de parmesão restante. 
  6. Com cuidado para não derramar o recheio, leve a torta ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até que a superfície fique dourada. Retire do forno e deixe esfriar e firmar por 15 minutos antes de servir. Se preferir, sirva à temperatura ambiente. Para aquecer a quiche, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido por 15 minutos.

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a quiche esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a quiche não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a quiche para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A quiche tem validade de 3 meses congelada.