Imagem da receita

Quiche lorraine

Clássico dos clássicos da cozinha francesa, esta quiche tem pedacinhos de bacon num recheio cremoso de queijo. Deu água na boca só de pensar, né?


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • 5 colheres (sopa) de água gelada
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e amasse, beliscando com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água gelada de colher em colher, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola – evite trabalhar demais a massa, deixe pontinhos de manteiga ainda aparentes para ficar bem crocante depois de assada.
  2. Embrulhe a massa com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Para o recheio e montagem

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos
  • ¾ de xícara (chá) de queijo gruyère ralado grosso
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar na bancada

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média) e separe uma fôrma com fundo removível de 24 cm de diâmetro.
  2. Retire a massa da geladeira e disponha sobre a bancada enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da fôrma.
  3. Enrole a massa sobre o rolo e desenrole sobre a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Com uma faca, corte o excesso de massa (você pode utilizar as aparas para assar biscoitos). Leve a fôrma para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece – a massa é muito amanteigada, isso evita que as laterais baixem na hora de assar.
  4. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos para pré-assar – as bordas começam a dourar e o fundo perde o aspecto de cru. Enquanto isso, prepare o recheio.
  5. Numa tigela pequena quebre os ovos, um de cada vez, e transfira para uma tigela grande – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o creme de leite fresco e misture com um batedor de arame até ficar liso. Tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto – cuidado com o sal, alguns bacons e queijos são mais salgados que outros.
  6. Coloque o bacon numa frigideira e leve ao fogo médio por 3 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a dourar – assim ele ganha sabor e perde parte da gordura. Com uma colher transfira o bacon para um prato forrado com papel toalha e reserve.
  7. Retire a massa pré-assada do forno e diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média). Com cuidado, retire o papel manteiga com os grãos de feijão. Para rechear a quiche, coloque os ingredientes na seguinte ordem: distribua no fundo da massa o queijo ralado, os cubos de bacon e preencha com o creme de ovos.
  8. Volte a fôrma ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e ficar bem dourada. Sirva a seguir com salada de folhas.

PODE SUBSTITUIR

Para substituir o creme de leite fresco por creme de leite em lata, use 1 lata de creme de leite com soro (300 g) misturado com ½ xícara (chá) de leite.

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a quiche esfriar completamente. Embale muito bem com filme plástico, assim a quiche não absorve a umidade do congelador e nem pega o gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a quiche para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada) por cerca de 20 minutos – o tempo varia de forno para forno, o importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A quiche dura até 3 meses no congelador.