Imagem da receita

Quindão

Por que se contentar com um mero quindinzinho se você pode fazer um quindão? Delicie-se com esta maravilha.


AutorHeloisa da Cunha Telles

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 9 gemas
  • 1 ovo
  • 200 g de manteiga
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 50 g de coco ralado
  • manteiga para untar

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Unte uma fôrma com furo no meio, espalhando um pouco de manteiga com um pedaço de papel-toalha para ficar bem uniforme. Numa leiteira, coloque água e leve ao fogo médio para ferver.

2. Numa tigela refratária, derreta a manteiga em banho-maria. Reserve.

3. Separe as gemas das claras. Numa tigela separada, quebre um ovo de cada vez, deixando escorrer para ela apenas a clara. Antes de adicionar a gema à tigela da receita, verifique se o ovo está estragado. Reserve as claras numa tigela separada. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As claras reservadas à parte não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.

4. Na tigela com as gemas, junte o açúcar, o coco e o ovo e misture muito bem com uma colher. Acrescente a manteiga derretida e misture até ficar homogêneo. Transfira o creme para a fôrma untada.

5. O quindão irá assar em banho-maria. Para isso, coloque a fôrma dentro de uma assadeira. Leve a assadeira ao forno preaquecido e, só então, coloque a água fervendo, com cuidado para não respingar no creme. Deixe assar por 3 horas.

6. Retire do forno e deixe esfriar por 2 horas fora da geladeira. Para desenformar, coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Se o quindão não soltar, dê uma giradinha na fôrma, segurando o prato. Sirva frio.