Imagem da receita

Quindim

Receitas tiradas do baú são ótimas para impressionar. Especialmente as que parecem dar o maior trabalho, mas na verdade são bem simples de fazer. É o caso deste quindim. Para ficar ainda mais prático, assamos na fôrma de pudim. Mas se você preferir, use forminhas individuais de empadinha.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 10 gemas
  • 50 g de coco ralado
  • 200 ml de leite de coco
  • 200 g de açúcar
  • manteiga e açúcar para untar e polvilhar

Modo de preparo

1. Separe as claras das gemas. Numa tigela separada, quebre um ovo de cada vez. Antes de adicionar a gema à tigela maior, onde o doce será preparado, verifique se o ovo está estragado. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras.

2. Preaqueça o forno a 110 °C (temperatura baixa). Unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma fôrma com buraco no meio ou 12 forminhas individuais.

3. Na tigela maior onde estão as gemas, junte o açúcar, o leite de coco e o coco ralado. Misture delicadamente com uma colher. É importante não misturar muito.

4. Transfira a mistura de gemas para a fôrma e leve ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 50 minutos. O quindim deve ficar corado.

5. Retire o quindim do forno e, quando ele ficar morno, coloque um prato sobre a fôrma e vire. O segredo é não desenformar nem quente, pois o quindim quebra, nem frio, pois pode não soltar.

Sugestão de
cardápio