Imagem da receita

Rabanada salgada com queijo

Rabanada doce todo mundo já conhece, mas o que nem todo mundo sabe é o quanto a versão salgada é gostosa. Uma ótima pedida para o café da manhã de domingo!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 pães franceses amanhecidos
  • 2 ovos
  • ¾ de xícara (chá) de leite
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • lascas de queijo meia-cura (cerca de 50 g)
  • manteiga para untar a frigideira

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

2. Sobre uma tábua, corte as pontinhas dos pães na diagonal e descarte. Em seguida, também na diagonal, corte cada pão em três fatias - assim todas as fatias ficam retinhas.

3. Num prato fundo, misture o leite com a noz moscada. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

4. Para verificar se os ovos estão bons, quebre um de cada vez numa tigela e transfira para outro prato fundo. Com um garfo, bata os ovos apenas para misturar.

5. Leve ao fogo médio uma frigideira média.

6. Enquanto ela aquece, mergulhe uma fatia de pão na mistura de leite - primeiro de um lado, depois do outro - e em seguida nos ovos batidos. Antes de colocar na frigideira, junte 1 colher (chá) de manteiga para untar o fundo. Assim que a manteiga derreter, levante a fatia para escorrer bem os ovos e doure de cada lado por cerca de 2 minutos.

7. Enquanto a primeira fatia está na frigideira, prepare as seguintes. Coloque quantas fatias couberem de uma só vez, sem que uma encoste na outra. Com uma espátula, transfira as fatias douradas para um refratário e repita com o restante. A cada leva, unte a frigideira com mais manteiga.

8. Cubra cada fatia com lascas de queijo meia-cura. Disponha as rabanadas no refratário, uma sobreposta a outra, e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 10 minutos, até o queijo derreter. Se o seu forno tiver a opção grill, pode usar, mas fique de olho para não queimar! O queijo pode levar menos tempo para derreter.

9. Retire do forno e sirva ainda quente. Se quiser, rale um pouco mais de queijo sobre as rabanadas e polvilhe pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Sugestão de
cardápio