Imagem da receita

Repolho grelhado com molho picante

Depois de ganhar um bronze na frigideira, o repolho é servido com caldo e raspas de limão, azeite e pimenta-dedo-de-moça. Delicioso!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 repolho verde
  • raspas e caldo de 1 limão
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descarte as primeiras folhas do repolho e corte em 8 gomos: corte primeiro ao meio, na vertical; apoie a parte plana na tábua e corte cada metade em quatro gomos - assim as folhas permanecem unidas pelo talo central. Lave sob água corrente, com cuidado para não soltar as folhas, e seque bem cada um com o pano de prato.
  2. Lave, seque e pique fino a pimenta-dedo-de-moça. Transfira para uma tigela, junte 2 colheres (sopa) de azeite, o caldo e as raspas do limão e misture bem. Reserve numa molheira. LAVE BEM AS MÃOS! É sério, pois se passar a mão nos olhos vai arder até a próxima encarnação.
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e acrescente 4 gomos de repolho de cada vez. Deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa. Repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite.
  4. Tempere os repolhos grelhados com sal a gosto e sirva a seguir com o molho picante.

Veja este e mais preparos com repolho