Imagem da receita

Ricota caseira

Quem diria que fazer queijo em casa é tão fácil... Com apenas dois ingredientes você surpreende a família inteira e prepara esta ricota saudável, leve e deliciosa - ótima para comer com torradas no café da manhã ou até mesmo num jantarzinho mais leve!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve1 queijo (cerca de 170 g)


Ingredientes

  • 1,5 litro de leite integral tipo A
  • 2 colheres (sopa) de caldo de limão peneirado

Modo de preparo

  1. Coloque o leite numa panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver e levantar espuma desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture bem. 
  2. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar - o leite deve ficar empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, imersa num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, ligue o fogo e deixe levantar fervura novamente. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar. 
  3. Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo (ou pano de prato) e coloque sobre uma tigela funda. 
  4. Despeje delicadamente o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro - você pode reservar esse soro para outras receitas. 
  5. Transfira a trouxinha (com o queijo) para dentro de um refratário individual (tipo ramequin). Abra o pano e, com as costas de uma colher, nivele o queijo para ficar enformado. Volte a fechar o pano sobre o queijo e, sobre ele, apoie uma lata cilindrica - pode ser de tomate pelado ou leite condensado, por exemplo - para prensar. A ideia é que o queijo solte um pouco mais de líquido e fique perfeitamente modelado. 
  6. Após 20 minutos, retire a lata e abra o pano. Coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.

 

OBS: Se preferir, você pode utilizar o leite longa vida. A receita também dá certo, a diferença é que o leite demora um pouco mais para talhar e o queijo será um pouco menor.

Combinação perfeita

Prepare ótimas opções de sanduíches abertos que levam a ricota caseira: a tartine de ricota com pimentão e a tartine doce de ricota com banana.

 

Sugestão de
cardápio