Papilote de robalo com farofa de banana

Papilote de robalo com farofa de banana

O papilote é facílimo de preparar e não deixa cheiro na casa. Mas ele tem mais vantagens: deixa o peixe suculento. Com legumes e farofa de banana, vira banquete!

Compartilhe

para o peixe

Ingredientes
  • 2 tranches de robalo ou 2 postas (cerca de 200 g cada)
  • ½ xícara (chá) de tomate sweet grape
  • 50 g de ervilha-torta (cerca de 6 unidades)
  • 1 cebola-roxa
  • 1 limão-siciliano
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  1. Faça o pré-preparo: lave e seque os tomates, as ervilhas-tortas, e o limão; corte os tomates ao meio; com uma faquinha puxe e descarte as fibras das ervilhas-tortas, empilhe uma sobre a outra e corte ao meio na diagonal; corte 2 rodelas finas do limão - reserve o restante para servir; corte a cebola ao meio e descasque, mas mantenha a raiz - assim as camadas permanecem unidas -, só então corte cada metade em 3 gomos.
  2. Corte uma folha de papel-alumínio de cerca de 40 cm de comprimento e coloque sobre um prato fundo, com a parte brilhante para cima. Regue com 1 colher (chá) de azeite e faça uma caminha com metade das ervilhas-tortas, junte a metade dos tomates e dos gomos de cebola. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  3. Tempere a tranche de robalo com sal e disponha sobre a cama de ervilhas. Coloque uma rodela de limão sobre o peixe, regue com mais 1 colher (chá) de azeite e 2 colheres (sopa) do vinho branco.
  4. Levante as extremidades do papel-alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada - assim os líquidos e o vapor não escapam. Ela deve ficar alta para o vapor circular e cozinhar o peixe e os legumes por igual. Transfira para uma assadeira e repita os passos com o restante dos ingredientes para montar o segundo papilote.
  5. Leve ao forno e deixe assar por 20 minutos - esse é o tempo certo para o peixe cozinhar e ainda ficar úmido. Enquanto isso, prepare a farofa de banana.

PARA A FAROFA

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
  • 2 bananas-nanicas firmes
  • 1 dente de alho
  • ½ pimenta dedo-de-moça
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • sal a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir
Modo de preparo
  1. Descasque e corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento, e corte cada metade em meias-luas de 1 cm - elas não podem estar muito maduras senão desmancham. Descasque e pique fino o alho.
  1. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe as sementes e descarte; fatie fino uma das metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
  2. Coloque a manteiga numa frigideira grande e leve ao fogo médio. Quando derreter, abaixe o fogo, junte o alho e refogue por 1 minuto para perfumar. Acrescente as bananas e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando até ficarem macias, mas sem desmanchar. Tempere com sal a gosto e misture a pimenta dedo-de-moça.
  3. Adicione a farinha de milho aos poucos, misturando com a espátula para incorporar. Deixe cozinhar por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando, para ficar crocante.
  4. Passado os 20 minutos, retire a assadeira do forno e abra os papilotes com cuidado para não se queimar com o vapor. Transfira os peixes e legumes para dois pratos e sirva a seguir com a farofa de banana e folhas de coentro a gosto.
CAIU NA REDE É PEIXE

Não encontrou robalo? Pode usar outro peixe branco como linguado, saint peter (tilápia) ou merluza.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
2 porções