Imagem da receita

Rocambole de doce de leite

Muita gente acha pão de ló uma receita difícil. Mas com alguns segredos, você vai ver que até criança consegue preparar. E o recheio é pura nostalgia: doce de leite feito na panela de pressão.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve15 fatias


Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • extrato de baunilha a gosto (opcional)
  • 5 ovos
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de leite morno
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar o rocambole

Modo de preparo

1. Na panela de pressão, coloque uma lata de leite condensado fechada - se tiver rótulo de papel, retire e, com uma faquinha, raspe a cola (ela pode entupir a válvula da panela). Cubra com água, dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa e retire a lata com uma pinça para não se queimar. Deixe esfriar por, no mínimo 2 horas, antes de abrir a lata. De preferência, faça no dia anterior. Se quiser aromatizar o doce de leite, transfira para uma tigela e misture ½ colher (café) de extrato de baunilha.

2. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de cerca de 30 cm x 40 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.

3. Peneire, em tigelas separadas, o açúcar e a farinha de trigo.

4. Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as claras em neve. Comece batendo em velocidade baixa e, quando começar a espumar, aumente a velocidade. Assim que as claras triplicarem de volume, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater.

5. Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição.

6. Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea.

7. Transfira a massa para a assadeira untada e espalhe com uma colher ou espátula. Leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos ou até que a massa comece a dourar.

8. Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície de trabalho e polvilhe com açúcar. Retire o bolo do forno e vire sobre o pano.

9. Regue o bolo ainda quente com o leite morno.

10. Espalhe o doce de leite em uma camada uniforme. Vá erguendo o pano e enrolando o bolo. Transfira para um prato de rocambole, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.