Imagem da receita

Rocambole de espinafre com recheio de queijo

Espinafre e ovo já se juntaram por aqui em versão suflê, ovos mexidos, torrada à fiorentina. E aí que a combinação é tão boa que vale incluir mais um preparo para a coleção dessa dupla.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve6 porções como principal e 8 como entrada

PARA O ROCAMBOLE

Ingredientes

  • 1 maço de espinafre
  • 4 ovos
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira retangular de 40 cm x 30 cm. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso.
  2. Destaque e lave as folhas de espinafre sob água corrente. Deixe as folhas no escorredor por alguns minutos para secar.
  3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o espinafre, tempere com sal e refogue por 3 minutos até murchar. Transfira as folhas para uma peneira sobre uma tigela e, com as costas de uma colher, aperte delicadamente para extrair o excesso de líquido. Reserve.
  4. Na mesma panela (nem precisa lavar), coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Junte a farinha e mexa bem por 2 minutos. Adicione o leite de uma só vez e mexa vigorosamente com o batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Aumente o fogo para médio, tempere com noz-moscada, sal e pimenta a gosto e mexa até engrossar, por cerca de 20 minutos.
  5. Junte o espinafre refogado ao bechamel e bata na panela com o mixer até ficar liso (se preferir, utilize o liquidificador). Deixe o creme de espinafre amornar enquanto prepara os ovos.
  6. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para uma tigela grande – se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte a mistura de espinafre na tigela com as gemas e mexa bem para incorporar.
  7. Bata as claras em neve: na batedeira, comece a bater em velocidade baixa, até começar a espumar, aumente a velocidade gradualmente e deixe bater por mais 5 minutos até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem.
  8.  Acrescente ⅓ da clara batida ao creme de espinafre e misture para incorporar. Junte o restante, misturando delicadamente com a espátula, com movimentos de baixo para cima. Transfira a massa para a assadeira untada e nivele com a espátula.
  9. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até a massa inflar e dourar. Retire do forno e aumente a temperatura para 240 ºC  (temperatura alta). Deixe a massa amornar enquanto prepara o recheio.

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de queijo cottage (cerca de 400 g)
  • ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • ½ colher (sopa) de manteiga derretida
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Bata o queijo cottage no processador (com o soro) até formar uma pasta. Misture as nozes e tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
  2. Para montar o rocambole: estique um pano de prato limpo sobre a bancada, vire a assadeira sobre o pano e desenforme a massa de espinafre. Com as costas de uma colher, espalhe o recheio sobre toda a superfície. Comece a enrolar o rocambole a partir da lateral maior do retângulo – vá erguendo o pano e enrolando o bolo bem justinho.
  3. Volte o rocambole para a assadeira, pincele com a manteiga derretida e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar por 10 minutos. Atenção: se o seu forno tiver a opção grill, deixe gratinar por 5 minutos.
  4. Retire do forno e sirva a seguir. Se preferir, deixe amornar antes de levar para a geladeira.


Para servir depois

As fatias também ficam deliciosas servidas frias.

Sugestão de
cardápio