Imagem da receita

Rocambole suflê de chocolate

Pode ser que você espere uma ocasião especial para preparar essa sobremesa, pode ser um jantar mais arrumadinho, uma reunião de amigos. Mas assim que provar o primeiro pedaço e descobrir que trata-se da sobremesa mais leve e deliciosa, vai querer preparar sempre.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve14 porções

PARA A MASSA

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 ¼ de xícara (chá) de chocolate amargo picado, 55% a 60% cacau (180 g)
  • 7 claras de ovos em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • manteiga e cacau em pó para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). 
  2. Unte uma assadeira retangular de 25 cm x 35 cm com manteiga. Corte um pedaço de papel manteiga, utilizando o fundo da assadeira como referência de tamanho. Coloque o papel manteiga na assadeira e espalhe mais uma camada de manteiga sobre o papel. Polvilhe com cacau em pó, chacoalhe a assadeira para espalhar e bata na pia para retirar o excesso.  
  3. Coloque o chocolate picado numa tigela grande – tem que ser grande mesmo, para depois incorporar as claras em neve. Numa panela pequena, leve o creme de leite ao fogo médio. Quando surgirem as primeiras bolhas na lateral da panela, regue o creme de leite quente sobre o chocolate e deixe descansar por 2 minutos – assim o chocolate derrete de maneira uniforme. Misture delicadamente com uma espátula de silicone até ficar liso e brilhante. Reserve.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando as claras das gemas — se um estiver estragado, você não perde a receita. Transfira as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela – você pode reservar as gemas na geladeira por até 2 dias para outras receitas. 
  5. Bata as claras em neve: inicie em velocidade baixa até começar a espumar. Acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Aumente a velocidade gradualmente e bata por cerca de 5 minutos. As claras devem triplicar de volume. Atenção para o ponto: assim que as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem e as claras ficarem marcadas pelo batedor, está pronto – elas devem estar elásticas, se ficarem muito duras o rocambole pode ressecar.
  6. Acrescente ⅓ das claras batidas ao creme de chocolate e misture bem com uma espátula para incorporar. Acrescente o restante das claras, misturando delicadamente, com movimentos de baixo para cima – cuidado para não perder a aeração e leveza das claras.
  7. Transfira a massa do rocambole para a assadeira e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos. A massa deve inflar e ficar opaca na superfície. Para saber se está assado: com a ponta dos dedos, toque delicadamente a superfície do bolo, se ficar marcado e não voltar deixe assar por mais uns minutos. 
  8. Retire a assadeira do forno e aguarde alguns segundos até o bolo murchar e se acomodar na assadeira. Cubra a assadeira com um pano de prato limpo e mantenha em temperatura ambiente por 30 minutos – isso garante que a massa permaneça úmida e maleável para enrolar, o bolo não pode estar muito quente para o recheio não desandar.

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
  • 1 ½ colher (sopa) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de conhaque
  • cacau em pó a gosto para polvilhar
  • frutas picadas a gosto para servir
  • creme batido a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Coloque o creme de leite na tigela da batedeira – quanto mais gelado estiver, mais fácil de atingir o ponto. Comece a bater na velocidade baixa para não espirrar e vá aumentando aos poucos. Assim que o creme começar espessar, adicione o açúcar e o conhaque aos poucos, sem parar de bater em velocidade média. Bata por cerca de 5 minutos até dar o ponto de chantilly – o creme fica marcado pelo batedor. Cuidado com o ponto: se bater demais, vira manteiga.
  2. Para montar o rocambole: descubra o bolo, coloque o pano de prato sobre a bancada e polvilhe com cacau em pó – você pode utilizar a assadeira como referência de tamanho para a área polvilhada. 
  3. Com cuidado, vire a assadeira de uma só vez sobre o pano para desenformar o bolo. Retire o papel manteiga da superfície e, com as costas de uma colher ou uma espátula de confeiteiro, espalhe o chantilly sobre o bolo. Atenção: mantenha uma borda de 1 cm sem recheio, no lado oposto ao que for começar a enrolar – isso evita que o recheio vaze. 
  4. A partir de uma das laterais maiores do bolo, comece a enrolar o rocambole – vá erguendo o pano e enrolando o bolo sobre o recheio com cuidado para não quebrar. Alguns rachados na superfície são normais, não se preocupe. Como a massa não leva farinha, o rocambole fica bem leve e delicado, não tente transferir o bolo para um prato neste momento. 
  5. Ainda no próprio pano de prato, coloque o rocambole num prato ou tábua e leve para firmar na geladeira por, no mínimo, 2 horas. Na hora de servir, transfira o rocambole para outro prato e sirva as fatias puras ou com frutas picadas e creme batido a gosto.

 SIRVA COM FRUTAS

Para preparar as frutas: descasque e corte 1 manga e 2 kiwis em cubos pequenos de 1 cm. Lave e seque 250g de morangos. Descarte o cabinho e corte os morangos também em cubos de 1 cm. Transfira as frutas picadas para uma tigela e misture delicadamente.  

Compre o que você precisa

Loja Panelinha