Imagem da receita

Rocambole suflê de chocolate

Excelente para servir em jantares mais arrumadinhos, especialmente em noites de verão: vai para a geladeira e é servido gelado, com frutas frescas, as mais variadas. Sem dúvida uma sobremesa clássica e gostosa para se fazer em casa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 180 ml de creme de leite fresco
  • 180 g de chocolate meio amargo picado
  • 7 claras de ovos (em temperatura ambiente)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • manteiga para untar a assadeira

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular com manteiga e cubra com papel-manteiga.

2. Numa panelinha aqueça o creme de leite em fogo baixo. Adicione o chocolate e misture até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.

3. Bata as claras em neve com o açúcar até ficar brilhante. Misture com um batedor de arame ¼ das claras em neve ao creme de chocolate. Agora, delicadamente, misture o creme ao restante das claras em neve, sem bater (para não retirar todo o ar incorporado nas claras em neve).

4. Coloque a massa na assadeira e espalhe com um pão-duro (espátula de plástico) formando uma camada plana. Asse até que o bolo esteja firme e bem fofo, cerca de 10 a 12 minutos. Deixe esfriar.

Para o recheio e decoração

Ingredientes

  • 200 ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 colher (sopa) de conhaque (opcional)
  • cacau em pó para polvilhar
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

1. Na batedeira, bata o creme de leite fresco (bem gelado) com o açúcar, até formar um creme chantilly. Adicione a baunilha e o conhaque (opcional) e misture bem.

2. Levante o papel manteiga para retirar o bolo da assadeira; coloque-o numa superfície de trabalho com a parte mais longa virada para você. Com uma peneira fina, polvilhe a massa com um pouco de cacau em pó.

3. Espalhe o creme chantilly uniformemente sobre toda a massa do bolo.

4. Erga o papel manteiga e enrole o bolo, no sentido do comprimento, como um rocambole. Enrole vagarosamente, mas pressionando o papel contra a massa para que a espiral fique bem firme. Para finalizar, embrulhe o rocambole, enfiando a ponta do papel por debaixo do bolo. Leve-o à geladeira.

5. Na hora de servir, transfira o rocambole para uma travessa. Retire o papel manteiga e, se o rocambole estiver torto, cubra-o com um pedaço de filme para modelá-lo com as mãos. Corte as pontas do bolo com uma faca bem afiada. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e cacau em pó. Decore a travessa com frutas da estação. Se quiser, ofereça mais creme chantilly à parte.
Sugestão de
cardápio